ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

25 de junho de 2012

CHARMOSA GRAMADO

Que tal aproveitar o inverno num lugar especial como esse?




Foto: Tela Tomazeli

Gramado é uma cidade turística e grande parte do seu PIB vem de atividades relacionadas ao turismo. No Rio Grande do Sul, talvez seja a cidade que mais se destaca por essa atividade.



Mini-Mundo

Tudo é limpo e organizado. As pessoas são educadas (até os garçons!), calmas e receptivas aos turistas. Para se ter uma idéia em Gramado existem hotéis 100% acessíveis para deficientes, e isso ainda impressiona pois turismo acessível ainda é um tema pouco discutido no Brasil.

Lago Negro

Gramado costuma apresentar temperaturas abaixo de zero nos meses julho, agosto e setembro, período onde facilmente acontece nevoeiros e geadas. No inverno de Gramado acontece, eventualmente, a queda de neve. No verão a temperatura é agradável com um média de 25°C moderadas pelo ar da serra e da vegetação nativa. E apesar dos altos e baixos da temperatura de Gramado a média anual gira em torno de 18°C. 

Localizada na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias com forte influência alemã e italiana, o que se reflete especialmente na culinária e na arquitetura urbana e rural. 

A região de Gramado foi desbravada inicialmente por descendentes de açorianos, os chamados tropeiros, que utilizavam a região para o descanso do gado. A região permaneceu quase despovoada até 1913, quando começaram a chegar os descendentes de imigrantes alemães e italianos, os quais somaram suas características culturais ao povoado em formação. 







Rua Coberta: Com um ar bem cosmopolita, a Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos de Gramado. Cenário de vários eventos, é cenário perfeito para um chocolate quente com crosta de marshmallow na Prawer, mas se for durante o verão, sente no ar condicionado e não deixe de provar esse manjar, que é quase proibitivo de tão gostoso. 


Rua Coberta





Igreja de São Pedro 


Além do turismo familiar e de grupos, Gramado tem se tornado referência no turismo de negócios. Em virtude deste novo nicho, a cidade construiu uma estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. O Gramado Sierra Park e a Expo Gramado são espaços que juntos somam 35.000 m² de área e possuem infra-estrutura suficiente para abrigar grandes feiras.
O maior Templo Budista no Brasil



A vinícola Luiz Argenta



Pórtico da Cidade 


A cidade destaca-se como centro de grandes eventos (congressos, seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, durante o qual são distribuídos os prêmios Kikito.


Festival de Cinema







A cidade conta com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro, couros e peles, floriculturas, malharias, móveis, música, vestuário. Destacam-se também os restaurantes 


Caracol Chocolates



Chocolate quente com marshmallow na Prawer Chocolates 





Fonte: Wikipedia

Beijos. 




21 de junho de 2012

MP derruba o fim das sacolas plásticas em SP

Em plena Rio+20, uma notícia bem apropriada... 


O Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo decidiu por unanimidade na última terça-feira (19) que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que limitava o direito do consumidor em receber gratuitamente as sacolas plásticas, não é válido. Com a decisão, os estabelecimentos devem voltar a distribuir as sacolinhas em cumprimento ao Código de Defesa do Consumidor.

A população de São Paulo deixou de receber as sacolas plásticas nas redes de supermercados do Estado após acordo feito entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o governo estadual.

Desde o início de abril deste ano, exatamente há 80 dias, os supermercados paulistas deixaram de distribuir 1,1 bilhão de sacolas plásticas descartáveis, com significativa redução de impactos sobre as cidades, como entupimento de bueiros, com consequentes benefícios para a população.

A petição contra a homologação do TAC foi uma ação movida pela Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idecon) e pelo terceiro interessado SOS Consumidor.

Com isso em vista, os estabelecimentos comerciais que deixarem de distribuir as sacolas gratuitamente, pelas quais a população já paga e têm o preço embutido nos produtos, correm o risco de serem acionados pelos órgãos de defesa do consumidor, mediante denúncia. "As pessoas que se sentirem lesadas devem procurar os órgãos de defesa do consumidor e o próprio Ministério Público", afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.

"O Conselho Superior do MP entendeu que existe um descompasso muito grande e que o ônus na não distribuição das sacolas plásticas está recaindo apenas sobre os consumidores. Na visão do órgão, essa situação precisa ser revertida o quanto antes", finaliza Jorge Kaimoti Pinto, advogado da Plastivida.

"A APAS lamenta que interesses menores estejam na contramão do respeito ao cidadão e às gerações futuras ao defender a continuidade de políticas de desperdício, poluidoras e insustentáveis, inclusive com informações falsas e inconsistentes com o objetivo de induzir a população a erro de julgamento a respeito deste tema de grande interesse da sociedade paulista", critica a associação em nota.


Parece que vivemos em planetas diferentes, um sendo destruído e outro... 




20 de junho de 2012

Fatos sobre o ano em que nasci


Vou sair um "pouco" da ideia principal desse blog. Participo hoje de um desafio. Falar sobre um tema diferente a cada semana proposto pelos meus queridos do Blog Café entre Amigos ai ao lado.

O tema proposto dessa semana é o título desse post e me atrevo apenas a "pincelar"  sobre ele pois, admito que não tive tempo suficiente para aprofundar mas, mesmo assim, quis arriscar porque acredito que nasci num ano bem interessante:




1964
Na história: 
Estados Unidos entram oficialmente na guerra do Vietnã, onde já participava indiretamente. 
De um lado os vietcongues com táticas de guerrilha e do outro os norte-americanos com soldados, helicópteros e seus armamentos modernos.  
Apesar de toda a sua tecnologia, no final da década de 1960, era claro o fracasso da intervenção norte-americana. 
No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade mas a saída dos Estados Unidos e o retorno imediato das tropas, ocorreu somente em 1975.
Essa guerra deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra arrasou campos agrícolas, destruiu casas e provocou prejuízos econômicos gravíssimos no Vietnã, até hoje.


No Brasil, o Golpe Militar "afastou Jango da presidência da República, substituindo-o pelo comando militar do General Costa e Silva, do Brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e do vice-almirante Augusto Hamann. Esses militares iniciaram o processo de cassação dos mandatos parlamentares, afastando da vida política as pessoas que não se adequassem ao novo sistema político a história da República Brasileira recomeçava com outro olhar. Era o fim da República Populista e o começo do regime militar que se estendeu até 1985."

Cultura/música:
Beatles  (I Want To Hold Your Hand, Love Me Do)
Ray Charles (Love Me With All Your Heart)
Roberto Carlos (É Proibido Fumar)
Rita Pavone (Datemi Un Martello)
Jair Rodrigues (Deixa Isso Pra Lá) 
Jorge Ben Jor (Mas Que Nada)  
Nara Leão (O Sol Nascerá) 
Trio Esperança (Olhando Para o Céu)...


Cinema:
007 Contra Goldfinger 
A Praia dos Biquinis               
As 7 Faces do Dr. Lao 
Lilith
My Fair Lady 
Os Reis do iê, iê, iê 
Zorba, o Grego...

Alguns famosos nascidos em 64
 Além de Nicolas Cage, Keanu Reeves, Lenny Kravitz...

Beijos e Boa Sorte!

Fontes: 
sua pesquisa
brasil escola
a vitrine do radio
interfilmes

19 de junho de 2012

7 alimentos que prolongam a vida

A fórmula da juventude pode ser servida à mesa. Com benefícios comprovados, estes poderosos nutrientes vão ajudá-la a melhorar a saúde e redobrar a disposição e o bem-estar. Bom apetite!
Por Marcia Di Domenico, com fotos de Carlos Cubi

1. TOMATE FORTALECE A MEMÓRIA



Já se sabe que ele é rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Mas um estudo recente, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, comprovou que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo stress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil. "Duas unidades por dia são suficientes para retardar o aparecimento dessas doenças em quem apresenta predisposição genética a elas", diz o endocrinologista Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento. Como o fruto é um dos alimentos que mais retêm agrotóxicos em sua casca, prefira os orgânicos.


2. ALHO AUMENTA A IMUNIDADE


Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo. "Além disso, graças aos compostos fitoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer", afirma o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo. Seus compostos ainda inibem a produção do mau colesterol e impedem a arteriosclerose - o espessamento da parede das artérias causado pelo depósito de gorduras. Para colher os benefícios, o médico sugere a ingestão diária de 600 a 900 miligramas de alho cru amassado (um dente grande ou dois pequenos).


3. FRUTAS VERMELHAS PROTEGEM CONTRA O CÂNCER


Amora, framboesa e morango contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores, segundo pesquisa da Universidade de Brasília publicada em 2006. Além disso, essas frutas têm flavonóides, com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas. Nesse grupo, Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, destaca o mirtilo, que ajuda a reverter o declínio das funções cerebrais e previne cataratas e glaucoma. A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, sugere o consumo diário de duas taças com um mix de frutas vermelhas (de preferência, orgânicas), um copo de suco (vale usar frutas congeladas) ou duas xícaras de chá feito com as folhas.


4. CASTANHA-DO-PARÁ RETARDA O ENVELHECIMENTO 


Ela é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), evita a propagação do câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide e fortalece a imunidade. Um estudo conduzido por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professores da Universidade Federal do Acre comprovou a eficácia da castanha e de alimentos enriquecidos com farinha de castanha-do-pará na recuperação de crianças desnutridas na Amazônia. "Uma unidade por dia é capaz de suprir as necessidades diárias de selênio", diz Vanderlí Marchiori.


5. MAÇÃ ACALMA O ORGANISMO 


O que não faltam são razões para consumir a fruta, de preferência com casca e tudo. Uma unidade contém 85% de água em sua composição e 5 gramas de fibras solúveis e insolúveis, o que significa entre 15 e 20% da dose diária indicada para que o organismo funcione bem. Mas o poder maior da fruta está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e câncer no estômago, fígado e pulmão, principalmente. Cientistas do Núcleo de Pesquisa em Alimentos Funcionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul descobriram ainda que as pessoas que comem pelo menos cinco maçãs por semana respiram e dormem melhor e apresentam menos probabilidade de ter problemas na garganta.


6. LINHAÇA CONTROLA A OSCILAÇÃO HORMONAL


O alimento é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides. Estudos recentes atribuem à linhaça propriedades que ajudam a controlar os hormônios. Ela amenizaria os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. "Além disso, a semente é um alimento biogênico, ou seja, é capaz de guardar informações genéticas para a formação de novos seres e, portanto, também funciona como um revitalizante poderoso das funções físicas e mentais", diz a química Conceição Trucom, autora do livro A Importância da Linhaça na Saúde (editora Alaúde). Ela recomenda ingerir uma colher de sopa da semente por dia, polvilhada sobre saladas ou iogurtes ou misturada a pães e bolos. 



7. IOGURTE PREVINE DOENÇAS



O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas por mililitro. "Além de equilibrar a flora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes", diz a endocrinologista Alessandra Rascovski, de São Paulo. No livro A Dieta Perricone - Aprenda a Perder Peso e Cuidar da Pele e da Saúde ao Mesmo Tempo (editora Campus), o dermatologista americano destaca que o consumo regular de alimentos probióticos previne infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, controla o colesterol e reduz o risco de câncer. Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo.





18 de junho de 2012

Doze Princípios do Consumidor Consciente


Foto: Renata Caldeira

1. Planeje suas compras
Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos do seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas.

3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4. Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5. Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6. Use crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços.

10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa; sensibilize outros consumidores e dissemine informações e práticas de consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11. Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem a prática do consumo consciente.

12. Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.




Fonte: akatu.org.br


Feliz Semana a todos!

14 de junho de 2012

BELÍSSIMA TOSCANA

Caccia, Toscana

A Toscana (em italiano Toscana) ou Toscânia é uma região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22.997 km² , cuja capital é Florença e é banhada pelo Mar da Ligúria e o Mar Tirreno.


Isola-del-Giglio

Seu rico legado artístico e a vasta influência da cultura erudita fizeram com que fosse considerada o verdadeiro berço da Itália Renascentista. Foi na Toscana onde surgiram os mais influentes personagens da ciência e das artes como Petrarch, Dante, Botticelli, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Galileo Galilei, Americo Vespucio, Luca Pacioli e Puccini.

Por este motivo, a região abriga muitos museus como Uffizi, Palazio Pitti e Museo Chinciano. A culinária local, por sua vez, é repleta de especialidades. Outra maravilha do lugar são seus vinhos como os famosos Chianti, Brunello di Montalcino, Vino Nobile do Montepulciano e Morellino di Scansano.

A histórica Florença

Cidades descobrem benefícios de viver em ritmo mais lento na Itália.

Para ganhar o título do "bem viver", as cidades precisam cumprir 55 metas. Entre elas, ajudar pequenos investidores a defender produtos locais. A ideia é promover mudanças de mentalidade e estilo de vida na cidade.

Greve In Chianti
Os esforços por uma vida melhor e mais saudável poderão ser inúteis, se a cultura da velocidade não for revista. No pensamento moderno, o tempo é uma riqueza que está escasseando, como o petróleo ou a água. E a sensação de falta de tempo é uma doença crônica, sem remédio.
Controlar o tempo, uma ambição humana tão antiga quanto os povos remotos, ganhou na Itália um novo significado. No país, começou uma experiência inovadora, considerada uma das saídas para a salvação do planeta: diminuir o ritmo, ir mais devagar, com calma. A ideia do movimento que está se espalhando pelo mundo, "cidades do bem viver", é promover mudanças de mentalidade e estilo de vida.


Chianti

Essa ideia nasceu na praça de Greve In Chianti, uma das mais bonitas da Toscana, mais precisamente no prédio da prefeitura. Considerada a capital da região do Chianti Classico, um dos tipos de vinho mais famosos da Itália, a cidade de 12 mil habitantes vem recebendo muitos turistas estrangeiros nas ultimas décadas e cresceu muito economicamente. Ainda assim, conseguiu manter a sua arquitetura e preservar a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Greve In Chianti


Para ganhar o título do "bem viver", as cidades precisam cumprir 55 exigências. Entre elas, ajudar os pequenos investidores a defender os produtos locais. Na Toscana, o bem viver é, antes de tudo, proteger a civilização rural. Rossela Rossi, dona do restaurante da praça, possui grande talento de cozinheira. A sua ribolita, a sopa de pão, é muito renomada. 


A uva não é só a matéria-prima de uma economia forte, mas aquilo que fez com que a região não perdesse as suas origens agrícolas.


Greve In Chianti
O atual prefeito Alberto Bencistà define como um equilíbrio mágico entre presente, passado e futuro. "Estamos entre duas cidades de arte das mais belas do mundo, Florença e Siena. Mais de 60% do nosso território são bosques, uma reserva de oxigênio extraordinária, além dos vinhedos e oliveiras", destaca o prefeito de Greve In Chianti.

Chianti

Além disso, há todo um cuidado com o meio ambiente, desde a produção de energia limpa (as usinas geotérmicas produzem 25% da energia consumida na região da Toscana).  A ideia de proteger a economia local, como restaurantes e pequenos mercados já é exportada para outras regiões da Itália, garantindo uma relação mais ética entre produtores e consumidores. E existe também, um cuidado especial com as crianças e os idosos.

Maremma-Toscana

Pienza-la-Toscana

Toscana
Vamos viajar?

Fontes:
g1.globo.com/globo-reporter
toscana itália
toscana - wikipédia



Beijos

12 de junho de 2012

Sustentabilidade no Casamento

Feira de Noivas: tendências  sustentáveis para casamentos

A edição 2012 da Expo Noivas & Festas apresentou diversas opções para as noivas preocupadas com o meio ambiente. Desde o convite para o casório até os bonequinhos de noivos.

O evento ocorrido no Rio de Janeiro teve foco em sustentabilidade e o viés agradou aos visitantes. Havia uma área de 80m² com produtos e serviços 100% sustentáveis, o Espaço Casamento Sustentável.

No evento, os expositores tinham a vantagem de cativarem um público com a condição de pagarem por produtos ecologicamente corretos, que são muitas vezes mais caros do que os tradicionais.

A reportagem do iG apurou que um dos bolos da Expo Noivas chega a custar mil reais. Ele é feito apenas com produtos orgânicos e a base é confeccionada com cascas de ovos e a decoração elaborada com material de caixas de ovos.

“Infelizmente ainda custa um pouco caro se preocupar com o meio ambiente. A ecobag como lembrancinha é o produto que temos maior demanda porque o valor médio unitário fica mais em conta, além de ser um item que influencia o nosso dia a dia”, disse Daniele Maia, cerimonialista da Struture Eventos.

Foto: George MagaraiaO designer Thiago Calil assina o decor do Espaço Casamento Sustentável, com decoração ecologicamente correta
É possível, ainda assim, encontrar opções com valores acessíveis. Um dos espaços, por exemplo, exibiu uma mesa feita com carretel de madeira retirado de uma obra do metrô mostrando que para ser sustentável não precisa ser caro. Os bem-casados embalados com garrafas PET também servem de exemplo. Se os noivos fornecem as garrafas, a unidade custa 2,80.


Por enquanto, estes produtos estão sendo, aos poucos, incorporados aos casamentos. Levará tempo até que eles, de fato, se popularizem. Como já vem acontecendo com os convites de papel semente, que são um dos itens sustentáveis mais comuns. Eles são feitos com folhas de papel 100% reciclado com sementes da planta os clientes escolherem. O convidado recebe o convite com instruções para picar e plantar os pedaços de papel para que a planta cresça


Foto: George MagaraiaNoivinhos que quando são regados ganham cabelos de plantas são opção de 
lembrancinha
Entre outros produtos, a feira reuniu lembrancinhas, como bonequinhos de noivos com cabelos de plantas que crescem conforme são regados, topos de bolo feitos com resíduos recicláveis. 

Com informações do iG.
Redação CicloVivo