ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

27 de agosto de 2012

Beleza na cozinha

Clima seco, pele e cabelos também, que tal arranjar um tempinho para  cuidar de você  e o melhor, com ingredientes que existem tem na cozinha? Mas sem preguiça! Deixe tudo pronto um dia antes. Garanto que vai te fazer muito bem. As dicas são de Nadia Cozzi.

"Comece com um banho morno. Lave os cabelos com o shampoo mais natural que encontrar, já existe uma boa linha de produtos orgânicos É hora de um café da manhã bem gostoso, tranquilo, curtido. Se for possível, priorize frutas e produtos orgânicos, purinhos e naturais. Iogurte com granola (deixe as sementes de molho em água morna antes de consumir) vai cuidar dos intestinos, órgão fundamental para a beleza.

Agora vamos cuidar da pele do rosto. Pegue camomila ou erva doce, coloque em uma pequena bacia de vidro ou ágata e acrescente água fervente. Aproxime o rosto sobre o vapor, não muito perto para não queimar a pele, cubra a cabeça e a bacia com uma toalha, a fim de reter o máximo de vapor possível. Fique assim no vapor por uns 05 minutos, depois seque levemente o rosto com uma toalha felpuda e use um esfoliante natural para tirar as células mortas. Enxágue com bastante água e aplique uma máscara facial adequada ao seu tipo de pele (fechar os poros, hidratar a pele ou reduzir a oleosidade).


Enquanto fica com a máscara, aproveite para relaxar os pés. Em uma bacia com água morna, acrescente gotinhas do óleo para banho que você mais gosta. Coloque bolinhas de gude no fundo da bacia. Sente-se em uma poltrona confortável, coloque os pés dentro da água e brinque com as bolinhas, rolando-as com os pés, por uns 10 minutos, depois enxugue delicadamente os pés e coloque uma pantufa bem macia. Se estiver com inchaço ou dores nas pernas, além do óleo, coloque 1 colher de sopa de sal marinho e outra de bicarbonato.

Passado o tempo recomendado, retire a máscara e hidrate o rosto e o corpo generosamente, atenção às partes mais tensas, como ombros e nuca. Massageie e aproveite para conhecer melhor seu corpo.
Se precisar seque os cabelos, senão deixe secar naturalmente.

Esfoliante Para o Corpo
Massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar misturado com um pouco de Azeite de oliva extra virgem, deve ter sido uma das primeiras formas de amaciar a pele descoberta pelas mulheres. O açúcar e o fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas. Esse tratamento caseiro é eficiente e inofensivo desde que seja feito uma vez a cada 15 dias, para evitar que a pele se afine demais e fique sujeita à vermelhidão ou irritações. Outro cuidado importante é evitar a esfoliação em áreas com espinhas. A fricção pode espalhar bactérias.

Esfoliante Suave para o Rosto
A mistura de gérmen de trigo ou flocos de aveia a 1 colher de sobremesa de mel forma uma parceria “esperta” para amaciar a pele do rosto. Pode ser usado no corpo todo. O mel é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo em que alimenta a pele, remove com delicadeza, as impurezas da superfície.
Os cereais promovem uma esfoliação mais suave do que os grãos de açúcar ou fubá, sem irritar, além de ser boa fonte de vitaminas.


Máscara hidratante para o rosto 
Ingredientes:
01 Banana
01 colher de chá de leite fresco
01 colher de chá de mel
01 colher de chá de farinha de aveia
Modo de Preparar: Amasse a banana com um garfo, em seguida adicione o mel, o leite e a farinha.
Modo de Aplicar: Limpe a pele e aplique por 30 minutos. Lave com água fria. Passe um creme nutritivo. Aplique 3 vezes por semana. Dura tampado 03 dias em geladeira.

Creme Nutritivo:
Ingredientes:
1 clara de ovo 1 colher de chá de mel algumas gotas de óleo de amêndoa.
Modo de Preparar: Bata a clara em neve, adicione em seguida o óleo e o mel, pouco a pouco, sem parar de bater. O resultado será um creme macio e fofo. Este creme serve para todos os tipos de pele, mas se a pele for muito seca, basta aumentar a dosagem do óleo de amêndoa. Pode conservar por 1 semana no máximo na geladeira. Use a noite.

Os Olhos:
Aplique compressas geladas de chá flores de camomila de preferência logo após o banho.
Prepare uma infusão com uma colher de sopa de flores de camomila e pouco mais de meia xícara de água. Deixe esfriar e complete a xícara com água gelada. Molhe duas compressas de gaze ou algodão e aplique sobre os olhos fechados, mantendo a cabeça recostada por cerca de 10 minutos. Logo você irá notar os resultados. Faça na hora de seu relaxamento com uma linda música de fundo.

Mãos:
Envolva as mãos com óleo de amêndoas. O óleo impede o ressecamento e forma uma camada protetora sobre a pele, que não deixa a água dos tecidos evaporar com tanta facilidade.
Creme para Joelhos, Cotovelos e Calcanhares Ressecados:
Ingredientes:
1 xícara de chá de leite em pó
Suco de 3 limões orgânicos
Modo de Preparar: Acrescente água suficiente para formar uma pasta. Aplique e deixe agir por 20 minutos, depois retire com uma esponja umedecida e água. Hidrate bem o local com um bom creme e não tome sol nestas regiões após este tratamento. Lembre-se limão e sol são inimigos mortais. Faça 1 vez por semana.


Máscara para os cabelos:
• Cabelos secos: misture 2 colheres de mel com 4 colheres de abacate amassado. Bata no liquidificador, aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe por pelo menos 20 minutos.
• Cabelos oleosos: misture 4 colheres de mel com 1 banana bem madura amassada. Bata no liquidificador, aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe por pelo menos 20 minutos. Se seu cabelo for normal, use esta mesma receita, acrescentando duas colheres de iogurte natural integral."

Dicas do Livro

22 de agosto de 2012

10ª Blogagem Coletiva - Café entre Amigos

7 Novelas Inesquecíveis


Oi pessoal! Já estava com saudades de participar da nossa blogagem do Café entre Amigos. O tema dessa semana, é leve e para mim, muito divertido. Curti demais revendo fotos, ouvindo músicas e lembrando cenas e atores maravilhosos. Coloquei as novelas por ordem cronológica e selecionei as que realmente mais gostei até hoje.   

1976 - Novela de Dias Gomes que, apesar de ser criança me lembro de algumas cenas. Foi a primeira novela de Antonio Fagundes  (era o único personagem "normal") porque os outros eram todos digamos, extravagantes. João Gibão tinha asas, Aristóbulo Camargo era o provável lobisomem, Coronel Zico Rosado, soltava formigas pelas narinas, Dona Redonda, que explodiu... enfim, metáforas e simbologias usadas para enganar a censura da época, pois se vivia em plena ditadura militar e mesmo assim, muitas cenas foram cortadas.

1985 - Roque Santeiro - De Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Sátira à exploração política e comercial da fé popular, apresenta uma cidade fictícia Asa Branca,  como um microcosmo do Brasil.  Seus moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro. Quem não se lembra de Sinhozinho Malta e Viúva Porcina?

1990 - De Benedito Ruy Barbosa. Saga do fazendeiro José Leôncio e o Pantanal com suas lendas, ficou engavetada na Central Globo de Produções, à espera de uma decisão se seria produzida ou não, durante anos. Em 1990, a Manchete contrata seu escritor, Benedito Ruy Barbosa, que finalmente realiza seu sonho, obtendo estrondoso sucesso e superando a até então imbatível Rede Globo. Além disso, a Manchete contrata também uma grande leva de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e mistura com revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Além disso, contou com uma trilha sonora belíssima.   

                                                              
1993 - De Benedito Ruy Barbosa, já na Globo. A novela é dividida em duas fases. Na primeira, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia e finca seu facão ao pé de um jequitibá, fazendo uma promessa: não morrer. Corre a lenda de que ele morrerá quando o facão for engolido pela terra. - Com o passar dos anos, trabalhador e obstinado, José Inocêncio constrói um verdadeiro império do cacau, e se casa com a doce e ingênua Maria Santa (Patrícia França), por quem devota um amor incondicional. Ela lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.

1993 -  De Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares A vingança e a cobiça eram os temas de Fera Ferida, cuja trama se baseava no universo ficcional de Lima Barreto. Girava em torno de Raimundo Flamel, o alquimista, que volta anos mais tarde à cidade de Tubiacanga para se vingar da morte de seus pais. Cássia Kiss como Ilka Tibiriça foi impagável e uma das mais divertidas personagens que me lembro.

1994 - De Ivani Ribeiro. A Viagem tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. O personagem que conduz as tramas é Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos os que julga responsáveis por seu trágico destino. Antonio Fagundes estava um "espetáculo", Christiane Torloni, Miguel Falabella, Maurício Mattar, Guilherme Fontes, foram alguns dos nomes de peso como atores da trama. Foi uma das novelas recordistas de audiência no horário das 19h. O seu sucesso fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas. Sua trilha sonora internacional vendeu mais de 600 mil cópias.

2005/06 - De Walcyr Carrasco. Alma Gêmea conta a história do amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a se encontrar quando ela reencarna em um novo corpo. Além do tema central, a trama tem tons de comédia neorrealista italiana na abordagem dos conflitos familiares, e também enfoca o resgate de valores, as relações afetivas e o misticismo.

Obteve a maior audiência do horário das 18h em toda a história da teledramaturgia da emissora. Em setembro de 2005, já era o segundo programa mais assistido do Brasil. Por conta disso, a trama ganhou mais 25 capítulos, e a novela teve mais um intervalo comercial, além dos três tradicionais. 
Alma Gêmea foi o segundo trabalho do diretor Jorge Fernando com o autor Walcyr Carrasco, após o sucesso de Chocolate com Pimenta (2003), também exibida às 18h e que está sendo reprisada à tarde.


Fontes:
Wikipédia
Memória Globo

Um beijo a todos!



















20 de agosto de 2012

Instituto Trata Brasil divulga ranking nacional de saneamento básico

Em ano eleitoral, é bom saber.


"O Ranking do Saneamento, feito pelo Instituto Trata Brasil apresenta a situação do saneamento básico nas cem maiores cidades brasileiras. A pesquisa tem São Paulo na 18ª colocação. Santos, no litoral paulista, foi o município melhor ranqueado.

O estudo contou com o apoio de uma consultoria especializada em saneamento básico e com a base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, publicado pelo Ministério das Cidades.


No primeiro quesito, atendimento em água tratada, a análise mostrou que as cem maiores cidades brasileiras estão acima da média nacional e, atualmente, 90,94% de sua população possui acesso à água limpa. Quando o assunto é coleta de esgoto os números já não são tão bons. O índice diz que essas redes estão em 59% das áreas analisadas. O cuidado com o tratamento de esgoto é ainda pior, 36,28%, um dos quesitos que está abaixo da média brasileira.

O Rio de Janeiro foi a cidade que construiu mais ligações de esgoto em 2010. Já Belo Horizonte, Santos, Jundiaí, Franca e Piracicaba informaram ter atingido a universalização neste quesito, sendo estes os grandes destaques nacionais.


Nas cem maiores cidades brasileiras aproximadamente 40% da água se perde no caminho entre as centrais e os usuários. Este é um alerta de que é necessário mudar a forma como os municípios estão investindo no setor, pois entre 2009 e 2010 a melhora nas perdas de água foi de apenas 6%".

E para agravar esse ranking,  "menos de 10% dos municípios brasileiros entregaram o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, prevendo formas de manejo do lixo em cada cidade. Os repasses de recursos federais para as áreas de saneamento e limpeza urbana serão suspensos para as cidades que não apresentaram o plano.

A obrigatoriedade está prevista na lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010. Apesar do prazo de dois anos, apenas as prefeituras de 400 cidades e os governos de nove estados e do Distrito Federal conseguiram entregar o planejamento.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, do total de planos entregues até hoje, 291 já foram aprovados e contratados. Neste total, estão incluídos os planos estaduais que foram concluídos pelos governos de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, Sergipe, da Bahia, de Santa Catarina, do Amazonas, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal."

Fonte: Ciclo Vivo
Conheça o ranking e o Instituto Trata Brasil

Beijos e excelente semana!

16 de agosto de 2012

Plantas dentro de casa

Bálsamo
Quando se fala em plantas que absorvem gás carbônico, logo pensamos em árvores frondosas, geralmente raras nos grandes centros urbanos. Porém, é possível melhorar a qualidade do ar de casa cultivando plantas pequenas. Além de minimizar o efeito da fumaça de cigarros, escapamentos e outros tóxicos exalados por tintas, gasolina e produtos de limpeza, elas ainda deixarão sua casa mais bonita e você em maior contato com a natureza.


Conheça algumas dessas espécies:

Babosa (Aloe vera): Absorve o formaldeído. Mantenha-a na sombra e espere a superfície do solo secar antes da próxima rega. Propaga-se a partir de rebentos que nascem na base da planta-mãe.





Clorófito (Chlorophytum): Absorve o monóxido de carbono. Por isso, mantenha-o próximo a uma janela, já que gosta de luz solar direta, e conserve o solo sempre úmido. O clorófito produz pequenas mudas, que devem ser reenvasadas.





Crisântemo (Chrysanthemu morifolium): Absorve o benzeno. A reprodução pode ser feita tanto por divisão de touceiras quanto por sementes. Regue-o com freqüência, mas sem encharcar o solo. Conserve o vaso próximo a uma janela.





Espada-de-São-Jorge (Sansevieria): Absorve o formaldeído. É típica planta de interior, pois sobrevive em ambientes com pouca sombra e pouca rega. A propagação é por estacas de folhas.








Filiodendro (Philodendron oxycardyun): Absorve benzeno e monóxido de carbono. Regue-o sempre antes de a terra secar completamente e deixe-o à meia sombra. Gosta também de vasos só com água. Propaga-se por estacas de galho.








Gérbera (Gerbera jamensonii): Absorve 
benzeno. Dentro de casa só permite      a 
utilização como flor de corte e pode durar 
até 15 dias.







Jibóia (Scindapsus piclus argymeus)
Absorve o formaldeído. Cultive-a na  água 
ou  na  terra.








Lírio-amarelo (Hemerocallis flava): Absorve o monóxido de carbono. Como necessita de bastante luz, o ideal é cultivá-lo numa jardineira ou próximo à janela. Mantenha o vaso sempre úmido. Propaga-se por divisão de touceiras.

E se você tiver espaço em seu jardim, não deixe de plantar uma árvore. Um estudo da Universidade de São Paulo indica que algumas espécies absorvem mais CO2 da atmosfera, como Feijão-do-mato, Guapuruvu, Pau-jacaré, Jacarandá-da-bahia e Jatobá.




Beijos e Boa Sorte!

13 de agosto de 2012

Guia da construção verde: Economia de água


Que a água é um recurso essencial para a vida na terra e que ela está sendo utilizada de forma irresponsável por boa parcela da população mundial, isso todo mundo já sabe. Mas mudar esse cenário pode começar dentro de nossas casas. 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada pessoa precisa de 40 litros de água diariamente para atender as suas necessidades de consumo e higiene. No entanto, nos grandes centros urbanos do país e em cidades com mais de 120 mil habitantes, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.
Aqui no Brasil, o uso doméstico é responsável por 18% do consumo de água do país. Em uma casa com quatro moradores fixos, o consumo de água do chuveiro, vaso sanitário e cozinha podem chegar a mais de 70% do gasto total. Mas esses não são os únicos vilões do desperdício. Conheça algumas formas de racionalizar o uso da água e ajude a garantir o acesso das futuras gerações a esse recurso vital.

Banheiro
Se tivéssemos que eleger um cômodo para reduzir o consumo de água, ele certamente seria o banheiro. Apenas a água utilizada pelo chuveiro e vaso sanitário corresponde a 47% do consumo total da família. Por isso, é importante prestar bastante atenção a essa parte da casa.

Banho curto. Um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechar o registro ao se ensaboar e reduzir o tempo para cinco minutos, o consumo cai para até 30 litros.

Menos água para escovar os dentes. Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, ela gasta 12 litros de água. No entanto, se ela molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e ainda enxaguar a boca com um copo de água, ela consegue economizar mais de 11,5 litros.

Descarga econômica. Se ainda estiver construindo sua casa, prefira as descargas com sistema de sucção a vácuo, capazes de economizar até 80% de água. Alguns modelos tradicionais mais modernos também são vantajosos, já que consomem apenas seis litros de água por acionamento (cerca de metade do consumo das bacias sanitárias antigas). 

Evite banheiras. Uma banheira consome cerca de 80 litros de água por banho. Por isso, evite instalar esses equipamentos no seu banheiro ou deixe para usá-las apenas em ocasiões especiais.

Chuveiros inteligentes. Instale um chuveiro com dispositivo econômico para reduzir a quantidade de água liberada durante o banho. Outra opção é instalar uma torneira única para misturar a água - isto ajudará você a encontrar a temperatura ideal mais rapidamente e evitará o desperdício. Você ainda pode instalar arejadores nos chuveiros e pias. Esse pequeno instrumento introduz bolhas de ar no jato d’água, reduzindo o consumo de água em até 50%.

Cozinha
A cozinha é responsável por grande parte da água consumida em uma casa. Seja no preparo dos alimentos ou na limpeza das louças, muitos litros podem ser poupados com medidas simples. Confira:

Feche a torneira. Se você não tiver como deixar os pratos de molho, ao menos deixe a torneira fechada enquanto lava a louça e abra-a apenas para molhar e enxaguar. Retirar o excesso dos alimentos antes de lavar também ajudar a reduzir o consumo de água. Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros.

Lavanderia, jardim e quintal
Essa região da casa também é responsável por boa parte do consumo da casa, especialmente quando se trata de lavar roupa, regar as plantas ou limpar a calçada. Mas algumas medidas simples podem te ajudar a reduzir esses gastos.

Acumule antes de lavar. Só ligue a máquina de lavar quando ela estiver com a sua capacidade máxima. A lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros de água a cada lavagem, por isso deixe para usá-la de uma vez só.

Regue as plantas pela manhã. Nesse horário a terra ainda está fria e as plantas absorvem mais a água. Ao molhar a terra quente, parte da água irá evaporar e você terá que usar mais água para conseguir o mesmo efeito.

Instale um gotejador. Esse sistema de irrigação molha as plantas de forma lenta, contínua e controlada e garante uma boa economia de água. Você pode montar um desses em seu jardim fazendo pequenos furos em uma mangueira e colocando-a próxima ao caule das plantas, de modo a umedecer continuamente as raízes.

Vassoura e balde. Na hora de lavar o carro ou a calçada, nada de mangueira. Prefira varrer o chão e usar um balde com água para limpar o carro. Dados do Instituto Akatu mostram que uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 279 litros de água. Isto significa que se você usá-la uma vez por semana, mais de 14 mil litros de água vão para o bueiro da rua em um ano.
Agora, eu já ouvi várias vezes por aqui pessoas  falando assim: e daí que gastando, "pagano" e sendo assim não tem jeito, um dia todos nós vamos sofrer com água potável mais cara e rara.

Cubra a piscina. Ao fazer isso, você evita que litros de água evaporem todos os meses. Uma piscina média exporta ao sol e ao vento tem uma taxa de evaporação de até 3.800 litros mensalmente. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.

Aproveitamento de água
Aproveite o que vem do céu. A água da chuva é destilada, cai sem cobrar impostos e ainda permite que você deixe a água potável para outros fins. Um sistema de aproveitamento pode ser mais complexo e captar a água em calhas, passá-la por um filtro e armazenar na cisterna para ser bombeada e distribuída para a casa, (existem prédios sendo construídos já com esse sistema, onde a água da chuva serve para regar o jardim e lavar a área social) ou mais simples, como uma caixa d’água ou balde deixados a céu aberto durante a chuva.

Fim dos vazamentos. O primeiro passo para aproveitar melhor a água da sua casa é eliminando todos os vazamentos. Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Para controlar os vazamentos, vale a pena ficar de olho no relógio de água (hidrômetro), nos canos alimentados diretamente pela água da rua e pela caixa d'água e nos reservatórios subterrâneos dos edifícios.

Reaproveite a água. A água utilizada durante o banho pode servir para a descarga, a da máquina de lavar pode ser útil para limpar a calçada e a que foi usada para lavar as verduras pode irrigar o jardim. Se for possível, instale um sistema de reaproveitamento de água em sua casa, mas se não for, um balde comum pode fazer o serviço muito bem.
Fonte: EcoD

Beijos e Excelente Semana!

10 de agosto de 2012

Sacolas cobradas de novo



Os supermercados cobrarão até R$ 0,59 por sacola
 Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
Justiça permite que supermercados voltem a cobrar por sacolinhas

A partir de 15 de setembro as principais redes de supermercados de São Paulo não serão mais obrigadas a distribuírem sacolas plásticas gratuitamente. A decisão foi dada na última terça-feira (7) pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A ação derrubou a liminar concedida em junho em 1ª instância, que determinava a obrigatoriedade da distribuição.



A revogação ocorreu após recurso solicitado pelo Walmart, por entender que não deveria ser obrigado a distribuir as sacolinhas biodegradáveis, conforte determinação judicial.

Desde o início de agosto, todos os estabelecimentos foram obrigados a fornecer as alternativas ambientalmente correta aos consumidores. A multa diária para quem desobedecesse a determinação da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível do Fórum João Mendes, era de R$ 20 mil, podendo se acumular em até R$ 20 milhões. Além das redes, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) também precisaria cumprir um dos tópicos da medida, para não receber multa de R$ 100 mil.

A decisão mais recente liberou as grandes redes de oferecerem, tanto as sacolinhas descartáveis comuns, como as *biodegradáveis. A partir da data estipulada na norma, os mercados deverão "disponibilizar aos consumidores as sacolas reutilizáveis (...) ou outra equivalente que permita o transporte das compras, assegurado o preço de R$ 0,59 por sacola até o dia 15 de abril de 2013", determinou o magistrado.

Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, além do Walmart, outras empresas como Carrefour, Pão de Açúcar e Sonda se beneficiarão com a decisão.

A associação SOS Consumidor, que luta na Justiça para que a distribuição das sacolinhas se tornasse obrigatória, afirmou que vai recorrer. "Vamos estudar para apresentar recurso contra esta decisão", disse a presidente da SOS Consumidor, Marli Aparecida Sampaio, em entrevista ao Diário do Grande ABC. "A interpretação é que a sacola é a principal vilã contra o meio ambiente, mas existem muitos outros e o combate contra eles não vai onerar o consumidor", criticou. 

Segundo sentença do desembargador Torres de Carvalho, relator da decisão, "inexiste lei a compelir as rés ao fornecimento das sacolas plásticas ou das sacolas biodegradáveis". Ele diz ainda que "os consumidores que trazem suas sacolas pagam pelas sacolas dos demais, sendo assim prejudicados e não beneficiados pela decisão". 

Essa notícia seria uma novidade, se as sacolas já não fossem cobradas e seus preços embutidos nas mercadorias. 

* Você acredita em sacola biodegradável aqui no Brasil? Independente da sua resposta, veja essa reportagem:

g1.globo.com/jornalhoje

Beijos e excelente fim de semana!

8 de agosto de 2012

Casas Populares com Espuma Ecológica

Modelo adotado pelo Minha Casa, Minha Vida é construído em 4 dias 



As casas populares do programa governamental Minha Casa, Minha Vida estão sendo feitas com aço e espuma ecológica. Entre as vantagens do novo modelo de construção estão: o pouco tempo necessário para a edificação, a facilidade em produzir em grande escala e o benefício ambiental.



As paredes são construídas com painéis de aço. No meio destes painéis são colocadas as espumas de poliuretano, que foram desenvolvidas pela indústria química Purcom. "O material é feito sem utilização do gás HCFC (hidroclorofluorcarbono), o que garante padrão de sustentabilidade à produção", afirmou Giuseppe Santanchè, diretor comercial da Purcom, à Folha.

A espuma da Purcom foi aprovada pela ONU em 2010. O material é usado na construção civil e também por indústrias como a automotiva, na fabricação de volantes e tapetes. O analista de programa do Pnud (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas), Anderson Alves, ressalta que ainda são poucas as alternativas de tecnologias de baixo potencial de aquecimento global com custo acessível no Brasil.

O modelo da casa é da empresa catarinense Fischer em parceria com a Purcom. Em julho, o novo padrão ecológico foi apresentado no centro de convenções da ONU em uma conferência sobre tecnologias de proteção ao clima.

As casas são construídas em apenas quatro dias, sendo que no método convencional unidades de 39 metros quadrados têm prazo de 120 dias, aproximadamente.

De acordo com Santanchè, o material de aço é resistente ao fogo e proporciona isolamento acústico e conforto térmico. Esteticamente os painéis não são muito favoráveis, pois seus encaixes ficam visíveis. Outro problema diz respeito à dificuldade em realizar reformas uma vez que há pouca flexibilização em modificar a planta.

A companhia Fischer oferece quatro modelos, de 39,41 m² a 69,5 m². O programa Minha Casa, Minha Vida oferece a habitação menor. O projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal em 2010. No momento, está em análise a possibilidade de implementar o modelo também para a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

No Brasil, o modelo sustentável já foi construído na Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. As casas são rapidamente construídas: no primeiro dia é feita a fundação, no segundo e terceiro dia a montagem de paredes e telhados e no quarto dia o acabamento.
Com informações da Folha.

Dá ou não para diminuir o déficit habitacional?

Beijos.


2 de agosto de 2012

10 Benefícios da Maçã

Bendita Fruta
                 Foto: Scott Bauer

Um velho ditado diz que comer uma maça, por dia, mantém o médico afastado. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Caso não saiba do poder da maçã, conheça dez benefícios que esta fruta pode trazer.



Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, a maçã ajuda a evitaar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Câncer e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonóides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.

Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

Vitaminas: Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

Fonte: Márcia Sousa - Redação CicloVivo

1 de agosto de 2012

7ª Blogagem Coletiva - Café entre Amigos

Os livros da minha vida


Esse tema, sugerido pela nossa amiga Patrícia do Café entre Amigos, não deixa de fazer parte da formação do que somos e pensamos, evidentemente. Sem livros, não há educação e nem liberdade.






Em minha vida o primeiro livro que passou quando criança foi o querido O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. Ele simboliza a esperança, o amor e a força inocente da infância que habita o nosso inconsciente. Extraordinário, ele vive em um planeta muito pequeno.
Quem nunca leu alguma dessas frases:
“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”
“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”
Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
e muitas mais.

                                  
Depois, o ainda atual Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach que, de forma alegórica fala sobre a inquietude humana, a não aceitação de regras e limites para realização de sonhos e mesmo contrariando os prognósticos não desiste de chegar à perfeição, mas para isso deve-se aprender a perdoar e  a compartilhar o nosso conhecimento com todos.


Em seguida foi a vez de O Profeta de Khalil Gibran


Eu digo que esse livro me ajudou em minha formação. Sempre procurei, principalmente na adolescência, livros que me falassem sobre filosofia, espiritualidade, caráter e que me conduzissem nos questionamentos que fazia e ainda faço.

Vejam o que fala o tradutor Mansour Chalita sobre esse livro:
"...bálsamo às almas cansadas. Os temas tratados são de interesse universal: o casamento, o amor, a religião, a liberdade, os filhos, o trabalho, a morte e outros relacionados com a vida humana."

Aqui um trecho:
“Vosso amigo é a satisfação de vossas necessidades.
Ele é o campo que semeais com carinho e ceifais com agradecimento.
É vossa mesa e vossa lareira.
Pois ides a ele com vossa fome e procurais em busca de paz..."


Bem, ao longo do tempo li Olga, a história de Olga Benário, mulher de Luís Carlos Prestes, que virou filme mas eu prefiro o livro, e me emocionou muito. Seu olhar já dizia tudo.

A sua história  parece ficção. Judia alemã de família burguesa, pai advogado, alistou-se no partido comunista de seu país em 1923, para desgosto da mãe, que a expulsou de casa. Aos 20 anos, decidida, caiu nas graças da União Soviética e ingressou na Internacional Comunista. Ali recebeu a missão de acompanhar de Moscou para o Rio de Janeiro o líder brasileiro Luís Carlos Prestes - coronel que havia montado a Coluna que enterrou a República Velha.

Olga e Prestes se apaixonaram, ao mesmo tempo que organizavam uma insurreição comunista no Brasil. Uma vez derrotados, Olga, grávida de sete meses, é presa e deportada para a Alemanha nazista, onde dá à luz a filha num campo de concentração e, poucos anos depois, morre numa câmara de gás. Quem não leu, vale a pena.

Li e continuo lendo, poemas de Carlos Drummond de Andrade
Duas de suas frases:
"Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la; Este prevalece." 
"A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."

Li e continuo lendo Perdas e Ganhos de Lya Luft que iniciou sua vida literária nos anos 60, como tradutora de literaturas em alemão e inglês. Lya Luft já traduziu para o português mais de cem livros.




Vejam alguns exemplos que me fazem admirá-la:

A escritora é conhecida por sua luta contra os estereótipos sociais. "Essas coisas que obrigam as pessoas a ser atletas. Hoje é quase uma imposição: a ordem é fazer sexo sem parar, o tempo todo. A ordem é não fumar, não beber. É essa loucura o dia inteiro na cabeça. Quem não for resistente acaba enlouquecendo. E a vida fica para trás. Hoje as pessoas estão sofrendo muito. Um sofrimento absolutamente desnecessário. Especialmente as mulheres que fazem plástica logo que vêem uma ruga no rosto. Plásticas de inteira inutilidade".

Lya Luft deixa claro que nada tem contra as cirurgias plásticas, mas contra o rumo disso tudo. "Na ambição de serem sempre jovens, as mulheres acabam perdendo o próprio rosto. São os falsos mitos da juventude para sempre. E isso também inclui a febre atual da mídia, particularmente nas revistas femininas. Só se fala como se pode ter vários orgasmos numa única noite. Só se fala em como a mulher deve agir para segurar seu homem pelo sexo, especialmente o oral. São fórmulas de um mundo conturbado, que foge ao afeto, distante de qualquer felicidade. Essa é outra coisa para o enlouquecimento. Em todo lugar, o que existe é a supervalorização do sexo. Quem não estiver fazendo sexo sem parar o tempo todo passa a ser anormal. Muita gente fica complexada porque não consegue vários orgasmos numa noite. É tudo uma imposição".

 " A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura..." Lya Luft


E termino aqui com o maior best-seller de todos os tempos com mais de 6 milhões de exemplares vendidos, escrita num período de mais de 1.600 anos, a Bíblia Sagrada já foi publicada em mais de 2.300 línguas, e está disponível para mais de 90 por cento da população mundial. Em média, mais de um milhão de Bíblias são distribuídas por semana!

Sobre ela não preciso falar muito, apenas finalizo assim:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça." 
2 Timóteo 3:16

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." 
Tiago 1:19


Beijos e Boa Sorte a todos!

Selo de Amiga Querida

Ganhei esse selinho por fazer parte dessas 80.000 Visitas


Gracita, você merece mais... Continue espalhando esse carinho, todos nós precisamos. Parabéns!


gracitamensagens.blogspot.com.br