ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

26 de janeiro de 2014

SUSTENTABILIDADE. REINVENTANDO O CAFÉ



Designer espanhol cria luminária com borra de café

Decafé
 O designer espanhol Raúl Laurí apostou em um produto curioso. Trata-se de uma lâmpada em formato de caneca, feita a partir de pó de café usado. A criação da peça inusitada foi desenvolvida em dois anos.

Laurí utiliza borra de café que seria descartada, mas antes de usá-la, ela passa por um tratamento especial. Apesar de não explicar detalhadamente o processo, sabe-se que é por meio de calor e pressão que o objeto de materiais naturais adquire a forma de uma caneca. A lâmpada foi apelidada de Decafé.
O design da luminária é interessante e simples: basta colocá-la em sua base para que ela se acenda. No processo de criação, a cor e o aroma do café foram mantidos no produto. 



O projeto do espanhol foi premiado na Semana de Design de Milão 2012 em reconhecimento para o projeto de pesquisa, desenvolvimento e experimentação com materiais sustentáveis. A coleção apresentada no evento inclui mesa, lâmpadas de assoalho, assim como utensílios de mesa decorativos.


E eu que já gostava do cafezinho, imagine agora...

Beijos e excelente semana!


19 de janeiro de 2014

DELÍCIAS DE RECEITAS

LASANHA DE VEGETAIS

Lasanha de Vegetais (vegana)

Ingredientes

Para o recheio:
400 g de abobrinha
4 tomates
400 g de abóbora
400 g de berinjela
Azeite
Ervas frescas
Sal e pimenta


Para o molho:
4 dentes de alho
400 g de tomate em conserva
Azeite a gosto
Sal e pimenta a gosto

400 g de tiras de massa seca para lasanha (sem ovos)

Preparo:

Corte as abobrinhas, os tomates, a abóbora e a berinjela em rodelas. Coloque-as em uma assadeira untada com azeite, espalhe ervas frescas e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno por alguns minutos.

Prepare o molho: coloque alho bem picado em uma frigideira com azeite quente e refogue (cuidado para não queimar, senão o molho fica amargo). Acrescente o tomate em conserva amassado e cozinhe por alguns minutos. Tempere com sal, pimenta e depois passe no processador.

Coloque a massa na água fervendo com sal até ficar al dente. Retire e coloque sobre um pano de prato. Monte a lasanha colocando em um pirex um pouco de molho as tiras de massa cozida e uma camada de berinjela. Cubra novamente com tiras de massa cozida e coloque uma camada de abóbora. Continue do mesmo modo com os tomates e as abobrinhas até completar a altura da travessa. Por último complete com tiras de massa e cubra com o molho de tomate. Leve ao forno por alguns minutos para aquecer e pronto!

Dicas
- Sirva com manjericão fresco;
- Você também pode preparar os legumes na chapa ou frigideira.

SOBREMESA
SALADA DE FRUTAS COM CALDA DE MARACUJÁ E LARANJA (VEGANA)

Salada de Frutas com Calda de Maracujá e Laranja (vegana)

Para a salada:
1 manga picadinha
2 kiwis picadinhos
1 pera
1/2 xícara de uvas
1 xícara de mamão picado
3 bananas prata
1 colher (sopa) de goji berry

Para a calda:
2 maracujás azedos
1/3 de xícara de suco de maracujá concentrado
1/2 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de água
3 colheres (chá) de amido de milho
Adoce a gosto


Preparo
Salada:
Misture todas as frutas e coloque numa tigela ou em taças individuais.
Calda:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e sirva sobre as frutas picadinhas.


Fonte: Receita e foto de Marli Madureira do blog Na Casa da Ma

Beijos e Excelente Semana!

13 de janeiro de 2014

VEGETARIANISMO - MITOS E VERDADES


Bem, a maioria das pessoas se torna vegetariana por amor aos animais. A questão é: não se deve tomar uma atitude radical, pois, na maioria das vezes, o corpo sentirá a necessidade de voltar à antiga alimentação. Fique bem claro, isso pode acontecer com qualquer dieta. Deve-se lembrar que o progresso é lento e necessita de persistência.
Um dos mitos é que determinado alimento é rico neste ou naquele nutriente. Todos os alimentos possuem mais de um nutriente.

O vegetarianismo é dividido em 4 grupos:
1) Ovo-lacto vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, consome ovos e leite;

2) Lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne e ovos, consome leite;

3) Vegetariano estrito ou puro: não consome carne, leite, ovos, mel e derivados;

4) Vegano (do ingles vegan): não consome carne, ovos, leite, mel e derivados; não utiliza vestuários com material de origem animal e nem produtos que testam em animais.

1. MITO: Os vegetarianos não consomem proteína o suficiente;
VERDADE: Os vegetarianos não consomem proteína em excesso, com dieta corretamente balanceada! Normalmente, quem come carne come proteína em excesso, o que sobrecarrega o corpo. 
2. MITO: As proteínas vegetais são incompletas e não são tão boas quanto proteína de origem animal;
VERDADE: Uma alimentação vegetariana variada supre as necessidades. A qualidade também depende da fonte usada, sendo que existem proteínas vegetais melhores que as animais.
3. MITO: As proteínas vegetais devem ser todas consumidas de uma só vez para serem completas, além de não serem bem digeridas;
VERDADE: As proteínas vegetais devem ser consumidas ao longo do dia e sua digestibilidade varia, daí também a importância de ter uma dieta balanceada e variada.
4. MITO: Os aminoácidos das proteínas vegetais estão desbalanceados e alguns aminoácidos essenciais só existem em proteína animal;
VERDADE: Todos os aminoácidos essenciais são encontrados abundantemente em fontes vegetais.
5. MITO:  Só os vegetarianos precisam tomar suplementos;
VERDADE: Muitos onívoros têm deficiência nutricional, pois não consomem uma dieta balanceada. Os veganos precisam suplementar-se com a vitamina B12, já que não consomem nenhum produto de origem animal e esta vitamina está presente apenas nestes produtos (ovos e leite, por exemplo).
6. MITO:   Os vegetarianos adoecem facilmente;
VERDADE: As pesquisas mostram que a dieta vegetariana proporciona melhores condições para uma vida mais longa e saudável. As estatísticas apontam que o risco de ataque cardíaco, câncer, osteoporose e outras doenças degenerativas é menor em vegetarianos.
7. MITO: A dieta vegetariana não é adequada para crianças, adolescentes, gestantes, idosos ou atletas;
VERDADE:  Quando bem planejada, esta dieta é adequada para qualquer idade, estado físico, atividade física e doenças.
8. MITO:  Se eu não comer carne, não terei nada para comer.
VERDADE: A dieta vegetariana é, sem dúvidas, mais trabalhosa, porém mais criativa e saudável. É realmente difícil retirar a carne das refeições, pois a maioria das pessoas está muito acostumada e a carne acaba sendo a protagonista das refeições. Isto dependerá de sua vontade e filosofia, aos poucos, sem radicalismo, você irá descobrindo novos sabores, novas cores e a carne será retirada do prato sem deixar saudades!



Passo a passo para o vegetarianismo:

- A mudança não deve ser radical;
- Diminua a carne por semana;

- Escolha um dia da semana para não comer carne. Já ouviu falar sobre Segunda Sem Carne?
- Uma vez por semana diversifique o arroz com feijão (exemplo: arroz integral e lentilha);
- Aumente uma fruta por dia e um vegetal na salada;
- Coma uma castanha todo o dia (castanhas são ricas em ômega 3 e também fonte de proteína);
- Consulte sempre um nutricionista! Ele é o profissional mais indicado para auxiliá-lo! 

As informações acima foram retiradas do curso Alimentação e Evolução Espiritual (palestra ministrada por uma nutricionista).
Maiores informações nos sites:
Nas próximas postagens, vem receitinhas deliciosas e fáceis de fazer. Que tal dar o primeiro passo para uma qualidade de vida melhor aproveitando o novo ano? 


Beijos

10 de janeiro de 2014

CLIMA LOUCO OU APENAS COINCIDÊNCIA?

FELIZ ANO VELHO!

Pois é... um novo ano começa. Todo mundo de férias, muita praia, alegria, novos planos, novas metas... Enquanto isso o planeta mostra que nada mudou a não ser os eventos climáticos cada vez mais destruidores e assustadores.
Até quando vamos assistir tudo isso como se não vivêssemos aqui ou que tais eventos jamais vão nos atingir?
Não parece mais nós fazemos parte disso e somos também responsáveis por tais mudanças, quando consumimos muito além do necessário, quando desperdiçamos a água potável como se ela jamais fosse acabar, quando não reciclamos, apenas jogamos fora o que não nos serve mais, achando que o planeta tem algum reservatório mágico, que simplesmente 'desaparece' com milhões de toneladas de lixo e que jamais serão vistos e logicamente não vão nos incomodar. É assim que funciona? Repito, até quando vamos agir assim? A maioria responde: "que papo chato é esse! Com licença, mas tenho que ir correndo aproveitar a liquidação de verão"...

Enchente no Espírito Santo


Calor recorde na Argentina


Centro do Rio semana passada



Enchente na Grã Bretanha


Cataratas do Niágara congeladas




Bem, pelo menos desabafo meu inconformismo e aproveito para agradecer às pessoas queridas que se preocuparam comigo nesse período de "hibernação" que passei. Não foi fácil, mas sobrevivi e estou feliz por mais um dia nesse planeta maravilhoso. 
A todos vocês, apesar de tantas transformações que fazem parte da nossa evolução, um FANTÁSTICO 2014.
Beijos