ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

5 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente

Deveria ser um dia para comemorar, admirar, mas...

Tsunami no Japão

 Tragédia na região serrana no Rio de Janeiro


Meio ambiente: poluição do ar, da água e do solo

Esses vídeos nos mostram a fragilidade do mundo em que vivemos. E continuamos a não nos importar (só quando acontece conosco ou com alguém muito próximo). Consumimos desenfreadamente e sem a preocupação com o planeta. Até onde isso nos afeta? Se você não é um extraterrestre, leia esses artigos e faça a sua parte. Conscientize-se!

...Mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera são geradas por cinco países, segundo um ranking de emissões de gases estufa publicado em dezembro de 2011, durante a COP 17, negociações climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) em Durban, África do Sul.

China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão lideram a lista, seguidos de Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã, de acordo com a lista.

Os primeiros dez países da lista são responsáveis por dois terços das emissões globais. Três dos seis maiores emissores são gigantes emergentes que demandam energia e desenvolvem suas economias a uma velocidade vertiginosa.



O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Nobre, exalta a necessidade de agirmos agora para que a humanidade não sofra ainda mais no futuro: “É importante agir de forma efetiva para que não tenhamos a confirmação dos cenários mais pessimistas. As medidas para estabilizar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa é um compromisso moral com as futuras gerações”. 

Leia o artigo integral : ciclovivo.com.br



Aumento da população causará falta de comida e combustível, diz ONU


O mundo está ficando sem tempo para garantir que haja alimentos, água e energia para atender a demanda de uma população em rápido crescimento e evitar que 3 bilhões de pessoas sejam levadas à pobreza, advertiu um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). 



Enquanto a população mundial parece preparada para crescer dos 7 bilhões de hoje para quase 9 bilhões até 2040 e o número de consumidores de classe média aumentar em 3 bilhões nos próximos 20 anos, a demanda por recursos crescerá exponencialmente. 

Mesmo para 2030, o mundo precisará de ao menos 50% a mais de alimentos, 45% a mais de energia e 30% a mais de água, de acordo com as estimativas da ONU, em uma época em que o ambiente em modificação cria novos limites ao abastecimento.

Se o mundo fracassar em lidar com esses problemas, o risco é condenar 3 bilhões de pessoas à pobreza, afirmou o relatório. 

Os esforços rumo ao desenvolvimento sustentável não são nem fortes nem profundos o suficiente e, além disso, falta vontade política, disse um painel da ONU voltado à sustentabilidade global. 

"O atual modelo de desenvolvimento global é insustentável. Para alcançar a sustentabilidade, é necessária uma transformação na economia global", diz o relatório.




Nina Chestney
Da Reuters, em Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário