"O Ranking do Saneamento, feito pelo Instituto Trata Brasil apresenta a situação do saneamento básico nas cem maiores cidades brasileiras. A pesquisa tem São Paulo na 18ª colocação. Santos, no litoral paulista, foi o município melhor ranqueado.
O estudo contou com o apoio de uma consultoria especializada em saneamento básico e com a base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, publicado pelo Ministério das Cidades.
No primeiro quesito, atendimento em água tratada, a análise mostrou que as cem maiores cidades brasileiras estão acima da média nacional e, atualmente, 90,94% de sua população possui acesso à água limpa. Quando o assunto é coleta de esgoto os números já não são tão bons. O índice diz que essas redes estão em 59% das áreas analisadas. O cuidado com o tratamento de esgoto é ainda pior, 36,28%, um dos quesitos que está abaixo da média brasileira.
O Rio de Janeiro foi a cidade que construiu mais ligações de esgoto em 2010. Já Belo Horizonte, Santos, Jundiaí, Franca e Piracicaba informaram ter atingido a universalização neste quesito, sendo estes os grandes destaques nacionais.
Nas cem maiores cidades brasileiras aproximadamente 40% da água se perde no caminho entre as centrais e os usuários. Este é um alerta de que é necessário mudar a forma como os municípios estão investindo no setor, pois entre 2009 e 2010 a melhora nas perdas de água foi de apenas 6%".
E para agravar esse ranking, "menos de 10% dos municípios brasileiros entregaram o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, prevendo formas de manejo do lixo em cada cidade. Os repasses de recursos federais para as áreas de saneamento e limpeza urbana serão suspensos para as cidades que não apresentaram o plano.
A obrigatoriedade está prevista na lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010. Apesar do prazo de dois anos, apenas as prefeituras de 400 cidades e os governos de nove estados e do Distrito Federal conseguiram entregar o planejamento.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, do total de planos entregues até hoje, 291 já foram aprovados e contratados. Neste total, estão incluídos os planos estaduais que foram concluídos pelos governos de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, Sergipe, da Bahia, de Santa Catarina, do Amazonas, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal."
Fonte: Ciclo Vivo
Conheça o ranking e o Instituto Trata Brasil
Beijos e excelente semana!
.
ResponderExcluirÉ uma vergonha achar que sa-
neamento básico só é indis-
pensável em bairro nobre,
mas você se casaria com alguém
que tivesse um filho de um
outro casamento? Pois o cu-
nhado do Luiz se casou e
deu no que deu.
Detalhes no meu blog.
Beijos,
Palhaço Poeta
.
Oi Silvio, o que importa é que seja divulgado, quem sabe um dia veremos mais pessoas conscientes dos seus direitos.
ExcluirRespondendo: não sei, não pelos filhos mas casamento... Beijos e obrigada por comentar. Vou passar no seu blog. Beijos
Muito bom sabermos, fiquei chocada em saber que 40% da água se perde é um absurdo mas não acredito muito e pesquisas, vejo muita coisa errada por ai é aguardar pra ver.
ResponderExcluirOi Patricia, infelizmente nessa pesquisa eu acredito. Não acredito em pesquisa eleitoral. Aqui no Rio, pelo menos está assim. Beijos
ExcluirOi Cris! Quanta mais conscientização, maior as chances de melhorias. Afinal, é muito triste ver que ainda existem pessoas vivendo sob as condições da Idade Média. Beijos!
ResponderExcluirÉ sim Renata, cada um fazendo sua parte e repartindo informações, eu creio que um dia não veremos lugares como esse que ilustra essa postagem. Isso é aqui no Rio, cidade sede da Copa do Mundo e das próximas Olimpíadas. Beijos
ExcluirDeixar um elogio pra vc é tudo de bom
ResponderExcluirVisitar e ver coisas mais que divinas
faz bem para nosso dia
Abraços com carinho
Rita!!!!