ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

25 de maio de 2012

Podres Poderes

Não é para produzir alimentos, como argumentam ruralistas, que precisamos desmatar
Luiz Antonio Martinelli* e Paulo Moutinho**
Luiz Antonio Martinelli, presidente, e Paulo Moutinho, diretor executivo do IPAM, respondem a artigo sobre desmatamento e produção agrícola, publicado na revista Nature. A carta foi publicada na versão de setembro de 2010 da revista. O artigo “Food: The global farm” pode ser lido, em inglês, no site da Nature.
“Acreditamos ser prematura a conclusão de que já não há uma correlação direta entre a produção de alimentos no Brasil e o desmatamento na Amazônia (Nature 466, 554-556, 2010). Um aumento da procura por commodities de exportação, como soja e carne, por mercados internacionais, irá resultar em mais desmatamento de florestas tropicais.
Ainda há potencial para um grande aumento da produtividade, uma vez que grandes produtores de exportação são incentivados por empréstimos do governo a taxas favoráveis e alívio de dívidas com isenções fiscais, o que, por sua vez, atrai investimentos para pesquisas e desenvolvimento.
Além disso, o Congresso brasileiro propôs grandes mudanças estruturais no Código Florestal que poderiam levar a mais desmatamento, ameaçando a preservação do mais importante bioma brasileiro. As culturas básicas locais – arroz, feijão e mandioca – são responsáveis por pouco desmatamento. Os pequenos agricultores que produzem esses continuam a sofrer com pouco crédito e dívidas pesadas, frágil situação fundiária, investimentos insuficientes para o desenvolvimento de técnicas de produção e condições inferiores de armazenamento para seus produtos.
A exploração agrícola global deve ser socialmente justa e ambientalmente amigável. Mesmo que a política agrícola brasileira esteja a caminho de cumprir estas condições, ainda não estamos lá.”

* Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba, e Stanford University, Stanford, EUA
** Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Brasília, DF, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário