ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

27 de maio de 2012

CHAPADA DIAMANTINA

Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia. No coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, serras e vales.

Chapada Diamantina
Uma das principais cidades da Chapada é Lençóis, com suas ruas de paralelepípedos e casario colonial que abriga pousadas, restaurantes e agências que oferecem atividades pelo parque e arredores. São muitas as opções de passeios – feitos sempre caminhando. Imperdíveis são os que levam aos cartões-postais: morro do Pai Inácio, com 1.200 metros de altitude, vista panorâmica e ponto de contemplação de um belíssimo pôr do sol; e cachoeira da Fumaça, a maior do país, com 380 metros de queda.



Como as atrações ficam distantes umas das outras, vale a pena pernoitar em outras cidades e povoados, como Mucugê, Andaraí, Igatu e Caeté-Açu, que oferecem charmosas pousadinhas e muita hospitalidade, além de guardarem e contarem histórias do Ciclo dos Diamantes.

As casas dos nativos também se tornam abrigos na Chapada – são nelas que os aventureiros que encaram os cinco dias de caminhada pelo Vale do Paty fazem pernoites, com direito a comida caseira, luz de lampião e muita prosa. A travessia tem 70 quilômetros e surpreende os trekkers do início ao fim. Por todo o percurso surgem recompensas naturais, como platôs, quedas d’água, rios, vales, poços, grutas… não é à toa que a travessia é considerada a mais bonita do Brasil.

A 1.120 metros de altitude, o morro do Pai Inácio descortina a mais bela vista panorâmica da Chapada. São 360 graus de paisagem de tirar o fôlego, ainda mais na hora do pôr-do-sol. Uma subida de 300 metros, vencida em vinte minutos, leva ao topo do cartão-postal, que fica em Palmeiras, a 22 quilômetros do centro de Lençóis.


Morro do Pai Inácio

A cachoeira mais alta do Brasil é a Cachoeira da Fumaça, com 380 metros, é uma das principais atrações da Chapada. A maneira “mais fácil” de vislumbrar a água que jorra de um buraco no paredão é de cima, arrastando-se até a beira do precipício. Para chegar lá é preciso caminhar duas horas (seis quilômetros). Quem pretende apreciar a queda por baixo deve se preparar – partindo de Lençóis, são três dias de caminhada em meio às serras.


Cachoeira da Fumaça


A simpática cidade de Lençóis

Conheça mais cachoeiras...


Cachoeira da Vendinha



E grutas...

Poço Encantado

Poço Azul






É um lugar para descanso mas também para esportes radicais. Lá você vai encontrar: rapel, canyonismo, tirolesa, espeleomergulho, trekking, off-road, balonismo, canoagem, mountain bike, trilhas de cross, etc






Enfim, vale a pena conhecer o nosso país. Até o nosso próximo encontro. 
Pesquise preços de Hotéis na Chapada Diamantina.

Fonte: Férias Brasil

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário