ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

23 de julho de 2012

Alimentação saudável. Será?

As pegadinhas da alimentação saudável



Leite, cereais integrais, muita soja, frutas, verduras, legumes, gelatinas para as crianças, pães com “N” grãos, iogurtes que ativam o intestino. Será que isso tudo é garantia de uma alimentação saudável? Muitos dos alimentos que pensamos ser saudáveis podem fazer mal a sua saúde, vamos fazer a análise de algumas pegadinhas da alimentação saudável e te ensinar como você pode fugir delas.
Vamos analisar: “Leite! Claro, vou ao supermercado e abasteço minha casa com leite para o mês todo. Compro caixas de leite longa vida e garanto o cálcio para a família”.
Mas o leite não é um produto altamente perecível, como ele pode durar um mês em nossa casa e seis meses nas prateleiras do supermercado e manter intactas suas propriedades nutricionais? Será que o cálcio que precisamos vem mesmo do leite? Como as vacas fabricam todo esse cálcio se elas só se alimentam de capim? Será que o cálcio que precisamos não está presente em grande quantidade nas verduras mais escuras?
Mas então não posso mais tomar leite? Sinto falta. Tome leite fresco, de preferência orgânico, livre dos resíduos de agrotóxicos e promotores de crescimento presentes nas rações dos animais. O iogurte caseiro faz muito bem à saúde, ativa o intestino naturalmente, não precisa de nenhum aditivo comercial para isso. Se batermos com frutas ou adicionarmos granola ele fica uma delícia e muito saudável. As crianças gostam de leite com achocolatado certo? Bata o leite fresco com cacau em pó e coloque numa jarra de vidro bem bonita e sirva em copos altos com canudos coloridos. Mais saudável, bonito e amoroso, eles com certeza vão sentir esse carinho.

Os alimentos integrais são excelentes, certo? Eu diria meio certo. Os alimentos integrais são excelentes desde que sejam orgânicos, caso contrário estaremos ingerindo altas doses de agrotóxicos presentes nessas fibras que tanto bem fazem ao nosso organismo. Um pão com muitos grãos é ótimo, o que não é bom são os conservantes que vêm junto para que o pão dure na prateleira do supermercado. Bolachinhas com 0% de gordura trans seriam ótimas se isso fosse verdade.
De acordo com a Anvisa, alimentos que apresentam até 0,2 gramas de gordura trans não precisam declarar a quantidade da gordura, podendo ser expressa como zero ou não contém gordura trans. Menorzinho ainda, lá nos ingredientes aparece gordura vegetal ou gordura vegetal hidrogenada, que nada mais é que a famigerada gordura trans, presente em bolachas, biscoitos, sopas instantâneas, sorvetes, etc. Ao encontrar a informação de que o produto é livre da gordura trans, veja imediatamente os ingredientes, na maioria das vezes você encontra a gordura vegetal escondidinha lá.
Gelatina é uma sobremesa saudável, firma a pele e… Tem tanto corante e aditivo químico, que deveríamos ficar vermelhos de vergonha de oferecer isso às crianças. Gelatina incolor com sucos e pedacinhos de frutas orgânicas feita em casa é uma excelente sobremesa. Simples, barata e essa sim, faz bem à Saúde.


A soja também é um alimento endeusado, mas se esquece que a maioria das lavouras de soja, assim como as de milho, hoje em dia é transgênica. Precisamos entender que a Natureza é sábia e generosa, não há alimento especial, todos têm sua importância desde que sejam frescos ou no máximo processados com critério. Aqui se ressalta mais uma vez a importância dos alimentos orgânicos que nos defendem das sementes transgênicas, dos agrotóxicos, das irradiações, dos promotores de crescimento e dos aditivos químicos, no caso dos processados.
Compra consciente de alimentos
O que me espanta é que somos tão cuidadosos quando vamos comprar roupas, sapatos, artigos de limpeza, higiene e beleza. Exigimos qualidade, examinamos o produto, comparamos marcas. No entanto, quando se trata do alimento, que nutre nossa Vida, que nos dá Saúde, somos tão facilmente enganados. Ativistas da Saúde, do Bem Estar, da Qualidade de Vida, o nome não importa muito, respeitar a Vida sim.



Bom, vamos para as nossas receitas, e que tal uma pizza? Daquelas rapidinhas, que as crianças adoram e os adultos também.

Pizza Rapidinha
Ingredientes:
1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo Orgânica
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de azeite extra virgem
¾ de xícara de chá de leite fresco
Modo de Preparar:
Junte a farinha, o sal e o fermento em uma tigela grande.
Faça um buraco no meio e coloque azeite e vá misturando com a ponta dos dedos.
Junte o leite aos poucos e faça uma bola.
Em uma superfície com farinha sove a massa por uns 2 minutos. Divida a massa em 04 e cubra com pano úmido. Deixe dar uma descansada de 10 minutinhos.
Abra cada parte da massa em disco de 20cm de diâmetro.
Aqueça uma frigideira e pincele um pouquinho de azeite.
Coloque o disco na frigideira quente, faça furinhos com um garfo para circular o ar. Deixe 02 minutos de cada lado. Pronto a massa está pronta para o recheio de sua preferência.

Fonte:  Nadia Cozzi por Coletivo Verde


Beijos e Boa Sorte!

14 comentários:

  1. Otimas dicas Cris, temos que estar atentos mesmo pena que os alimentos orgânicos aqui onde mora são caros demais e o que nos leva a opções nem sempre saudáveis infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade Patricia. Aqui no Rio tbm é um absurdo, mas pelo menos as informações nos chegam e no mínimo podemos mudar. Bjs

      Excluir
  2. Vou prestar mais atenção a certos detalhes esa receita é ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriela, realmente é um outro sabor. Bjs.

      Excluir
  3. ai você e muito especial com o seu blog traz muitas, mas muitas informações muito importante parabéns...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é minha intenção, seu comentário me motiva a fazer o melhor. Obrigada Jailda! Bjs

      Excluir
  4. Olá boa tarde!!!!
    Essa postagem é maravilhosa
    O bom amigo sempre está junto das belas amizades
    Deixo um abraço com carinho
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada querida. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris, que receitinha prática amiga ... obrigada por dividir, vou fazer.
    Deus abençoe ... fica na paz. Sarinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sarinha, que o Senhor Jesus esteja sempre contigo. Beijos

      Excluir
  7. Adorei teu post sobre alimentação! Muita informação importante! Já estava seguindo teu blog! Seja sempre bem-vinda! Dá uma avaliada e, se achar que mereço, posso contar com teu voto no Top Blog Brasil? Se vc já votou em alguém, não tem problema, pois é liberado para votar em quantos blogs quiser... Eu mesma já votei em vários blogs de amigas minhas! Quinta-feira, dia 26, tem post novo!
    Uma abençoada e feliz quarta-feira!
    Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, nem pense que não merece pois seu blog é ótimo. Eu esqueci de avisar que depois de conhecer, já votei nele, assim como votei no da querida Patricia. Vocês merecem e amanhã estarei lá, para ver o post novo. Que Deus te abençoe. Bjs

      Excluir
  8. Oi amiga Cris.

    Tudo bem?

    Estive a ler este teu post acerca de Alimentação Saudável e em certa medida, penso que tens razão. Durante muitos anos, não valorizei a minha alimentação e por conta disso criei cálculos biliares. Hoje tenho pedras na vesícula e vigio-a constantemente. Presentemente, tento fazer uma alimentação mais salutar, abastecendo-me de comer gorduras. As únicas gorduras permitidas são as de origem vegetal. Minha Mãe teve que ser muito criativa e inventiva para criar novas receitas de culinária, algumas delas colocou no seu blog em http://saboresdanossavida.blogspot.com

    Obrigada pelo comentário.

    Um beijo,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Vou conhecer o blog, e espero realmente que você se cuide e com boa orientação, não vai ter problemas futuros derivados de uma má alimentação. Torço por você. Beijos

    ResponderExcluir