ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

21 de julho de 2012

CEARÁ


"Eu venho das dunas brancas, 
Donde eu queria ficar
Deitando os olhos cansados 
Por onde a vista alcançar
Meu céu é pleno de paz
Sem chaminés ou fumaça
No peito enganos mil...
Na Terra é pleno abril..."

Ednardo

Assim começo essa postagem. Hoje, minha homenagem ao belíssimo Estado do Ceará.

Barro Preto - Foto: Alez Uchoa

O céu aberto, o abraço forte e o balanço leve das palhas do coqueiro fazem a recepção: seja bem-vindo à terra da alegria. Em Fortaleza, a felicidade está estampada nas praias, ruas e nos sorrisos das pessoas. A capital tem brisa suave, mar de águas limpas, e a média de 27ºC de temperatura garante diversão de segunda a segunda. No litoral Oeste, o visitante se depara com o esplendor de Jericoacoara, uma das praias mais bonitas do mundo. E no litoral Leste, a lendária praia de Canoa Quebrada surpreende por sua magnitude. No sul do Estado, a paisagem se transforma.


Jericoacoara

A natureza foi generosa com Jericoacoara. Tamanha beleza é Área de Proteção Ambiental desde 1984. Contemplar o pôr-do-sol em cima da duna e visitar a Pedra Furada são experiências inesquecíveis. O visitante pode também percorrer os 56km que separam Jeri de Camocim admirando a paisagem deslumbrante e paradisíaca. Na vizinhança, estão outros lugares especiais: a praia de Lagoinha, Flecheiras e Mundaú, com suas areias brancas e belos coqueirais


Jericoacoara


Jericoacoara foi considerada uma das dez praias mais lindas do mundo, segundo o jornal americano The New York Times. E não há quem duvide da beleza natural das dunas, das lagoas formadas entre elas, das esculturas como a Pedra Furada, ícone do local.

Beberibe


Além das belas praias o Ceará tem além do seu povo alegre, festeiro e religioso outras características peculiares. Vejam o que diz o cearense Ricardo Gondim: "As mangas do Ceará são carnudas. A casca da manga-rosa parece uma aquarela onde se misturam amarelo, vermelho e verde. Seu perfume acaba com qualquer fastio. Já os abacates são enormes, tão grandes que passariam por melancias se não crescessem no alto do abacateiro. A siriguela é a melhor fruta do mundo. Isto é, se for colhida madura, no pé. 


Falésias em Beberibe


A farinha do Ceará é torrada com manteiga, colorau, cebola e alho para virar a melhor farofa do universo. Pense numa coisa boa! Só na cozinha cearense se come feijão verde com queijo coalho, arroz branquinho, ovo frito, bife e a legítima farofa cobrindo tudo.


O pôr-do-sol do Ceará é rápido. Mas sempre espetacular, principalmente para quem assiste de cima de uma duna. O governo estadual deveria cobrar dos turistas, “O Show do Mar Engolindo o Sol”. E para coroar, no lusco fusco sopra uma brisa calma e refrescante como se Deus ligasse o ar condicionado celestial. Ceará, meu Ceará, amo-te tanto!"

Religiosidade

Padre Cícero

Conhecida entre os habitantes como "capital da fé", a cidade de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, recebeu um número recorde de romeiros em 2011. De acordo com o secretário de Turismo e Romaria do município, José Carlos, 2,5 milhões de romeiros viajaram a Juazeiro do Norte para participar de missas e festejos religiosos. 
Os romeiros são atraídos principalmente pela figura do Padre Cícero Romão Batista, considerado santo popular pela população e visitantes católicos da cidade. Somente no topo da colina do Horto, onde fica a estátua de 27 de Padre Cícero, a estimativa é de que, em média, cerca de cinco mil pessoal visitam o local.
"Com esse número de romeiros em Juazeiro do Norte em 2011, a cidade se tornou o maior centro de romaria do Brasil. E atualmente o túmulo de Padre Cícero é também o mais visitado no país", diz o secretário de Turismo e Romaria da cidade. 



Artesanato

Paisagens de areia colorida


Suas redes famosas 

  
Renda conhecida no exterior "Maria Rendeira"

Garrafas com areia colorida, bonecos de barro, rendas de bilro, redes, você encontra em cada cidade, além do Mercado Central em Fortaleza.


Culinária





















Baião-de-Dois, caranguejo, lagosta e peixe-assado, doces juninos, etc...


Um dos seus símbolos...

Alguns cidadãos famosos

Tom Cavalcante, Renato Aragão, Chico Anísio, José Wilker, Luiza Tomé, Amelinha, Belchior, Ednardo, Fagner, Falcão e, é claro, o escritor José de Alencar.


Terra boa, ensolarada, colorida, que merece ser mencionada, cantada e bem divulgada. Enfim é o nosso Brasil.


No começo dessa postagem transcrevo um trecho de uma música deliciosa de ouvir e que representa bem tudo o que foi escrito aqui.

Com vocês, Terral com Ednardo. 

                                  

Fontes: 
Wikipédia 
Tinha tudo para dar erradoBlog do Adeodato
Ceará Cultural
Governo do Estado do Ceará


Beijos e uma linda semana!

4 comentários:

  1. Que postagem maravilhosa agora fiquei com vontade e conhecer...muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti a mesma coisa, Pati. Obrigada pelo carinho, bjs.

      Excluir
  2. Boa tarde, tudo bem?
    Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Já estou seguindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudiana, obrigada pelo carinho, já visitei o seu blog e sou seguidora tbm. Bjs

      Excluir