ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

2 de agosto de 2012

10 Benefícios da Maçã

Bendita Fruta
                 Foto: Scott Bauer

Um velho ditado diz que comer uma maça, por dia, mantém o médico afastado. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Caso não saiba do poder da maçã, conheça dez benefícios que esta fruta pode trazer.



Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, a maçã ajuda a evitaar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Câncer e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonóides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.

Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

Vitaminas: Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

Fonte: Márcia Sousa - Redação CicloVivo

17 comentários:

  1. Bendita fruta mesmo!!! Faltou falar na torta de maçã, que fica uma delícia. Beijão Cris!!! Fica na paz. Sarinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Sarinha, senti até o cheiro da torta quentinha! Bjs

      Excluir
  2. Adoro maça depois de ler esta matéria muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, confesso a você que ela não era a minha fruta favorita, mas resolvi mudar o meu ponto de vista também. Bjs

      Excluir
  3. Olá Cris, eu sabia desta parada aí das cáries, mas nunca imaginei que a maçã fosse tão rica assim em nutrientes e prevenção de doenças. Vou aumentar o consumo, embora não seja minha fruta preferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian, também mudei de opinião e agora encaro bem. Acho que ela é até bem simpática.

      Excluir
  4. Adorei menina não sabia disso tudo não e vamos comer maça ainda é uma fruta bem apassivável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu sabia de tudo mas vale a pena, não é?

      Excluir
  5. Oi Cris !!! Como é bom saber de td isso ,gostei da informação,amiga tenho um bom final de semana ,na benção de Deus..bjs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Regina, bom fim de semana para você também! Bjs

      Excluir
  6. ミ◕‿◕ミ.:。♡_♡.:。 ★♡‿♡★ ミ◕‿◕ ミ(✿‿✿) ミ
    Olá boa tarde !
    Que bela dica, vou comer
    mais agora sei que faz bemmmmm
    Um abraço bem carinhoso
    Bjuss
    Rita
    ミ◕‿◕ミ.:。♡_♡.:。 ★♡‿♡★ ミ◕‿◕ ミ(✿‿✿) ミ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, a frutinha é maravilhosa mesmo. Bjsss

      Excluir
  7. Nunca mejor dicho, bendita fruta!
    Buen fin de semana!

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente fim de semana para você também, Marcela. Bjs

      Excluir
  8. Nossa Cris.. amei as dicas..
    Uma fruta que não pode mais faltar aqui na fruteira...
    Fora que é uma delícia né?
    Beijinhos e um sábado mais que lindo..
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Sheila, devemos apreciar o que a natureza nos oferece de melhor. Bjsss

      Excluir
  9. Oi, Cris.
    Eu gosto de maçã. Ainda mais agora sabendo de todo esse benefício.
    Obrigada pela informação.
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir