ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

27 de agosto de 2012

Beleza na cozinha

Clima seco, pele e cabelos também, que tal arranjar um tempinho para  cuidar de você  e o melhor, com ingredientes que existem tem na cozinha? Mas sem preguiça! Deixe tudo pronto um dia antes. Garanto que vai te fazer muito bem. As dicas são de Nadia Cozzi.

"Comece com um banho morno. Lave os cabelos com o shampoo mais natural que encontrar, já existe uma boa linha de produtos orgânicos É hora de um café da manhã bem gostoso, tranquilo, curtido. Se for possível, priorize frutas e produtos orgânicos, purinhos e naturais. Iogurte com granola (deixe as sementes de molho em água morna antes de consumir) vai cuidar dos intestinos, órgão fundamental para a beleza.

Agora vamos cuidar da pele do rosto. Pegue camomila ou erva doce, coloque em uma pequena bacia de vidro ou ágata e acrescente água fervente. Aproxime o rosto sobre o vapor, não muito perto para não queimar a pele, cubra a cabeça e a bacia com uma toalha, a fim de reter o máximo de vapor possível. Fique assim no vapor por uns 05 minutos, depois seque levemente o rosto com uma toalha felpuda e use um esfoliante natural para tirar as células mortas. Enxágue com bastante água e aplique uma máscara facial adequada ao seu tipo de pele (fechar os poros, hidratar a pele ou reduzir a oleosidade).


Enquanto fica com a máscara, aproveite para relaxar os pés. Em uma bacia com água morna, acrescente gotinhas do óleo para banho que você mais gosta. Coloque bolinhas de gude no fundo da bacia. Sente-se em uma poltrona confortável, coloque os pés dentro da água e brinque com as bolinhas, rolando-as com os pés, por uns 10 minutos, depois enxugue delicadamente os pés e coloque uma pantufa bem macia. Se estiver com inchaço ou dores nas pernas, além do óleo, coloque 1 colher de sopa de sal marinho e outra de bicarbonato.

Passado o tempo recomendado, retire a máscara e hidrate o rosto e o corpo generosamente, atenção às partes mais tensas, como ombros e nuca. Massageie e aproveite para conhecer melhor seu corpo.
Se precisar seque os cabelos, senão deixe secar naturalmente.

Esfoliante Para o Corpo
Massagear o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar misturado com um pouco de Azeite de oliva extra virgem, deve ter sido uma das primeiras formas de amaciar a pele descoberta pelas mulheres. O açúcar e o fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas. Esse tratamento caseiro é eficiente e inofensivo desde que seja feito uma vez a cada 15 dias, para evitar que a pele se afine demais e fique sujeita à vermelhidão ou irritações. Outro cuidado importante é evitar a esfoliação em áreas com espinhas. A fricção pode espalhar bactérias.

Esfoliante Suave para o Rosto
A mistura de gérmen de trigo ou flocos de aveia a 1 colher de sobremesa de mel forma uma parceria “esperta” para amaciar a pele do rosto. Pode ser usado no corpo todo. O mel é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo em que alimenta a pele, remove com delicadeza, as impurezas da superfície.
Os cereais promovem uma esfoliação mais suave do que os grãos de açúcar ou fubá, sem irritar, além de ser boa fonte de vitaminas.


Máscara hidratante para o rosto 
Ingredientes:
01 Banana
01 colher de chá de leite fresco
01 colher de chá de mel
01 colher de chá de farinha de aveia
Modo de Preparar: Amasse a banana com um garfo, em seguida adicione o mel, o leite e a farinha.
Modo de Aplicar: Limpe a pele e aplique por 30 minutos. Lave com água fria. Passe um creme nutritivo. Aplique 3 vezes por semana. Dura tampado 03 dias em geladeira.

Creme Nutritivo:
Ingredientes:
1 clara de ovo 1 colher de chá de mel algumas gotas de óleo de amêndoa.
Modo de Preparar: Bata a clara em neve, adicione em seguida o óleo e o mel, pouco a pouco, sem parar de bater. O resultado será um creme macio e fofo. Este creme serve para todos os tipos de pele, mas se a pele for muito seca, basta aumentar a dosagem do óleo de amêndoa. Pode conservar por 1 semana no máximo na geladeira. Use a noite.

Os Olhos:
Aplique compressas geladas de chá flores de camomila de preferência logo após o banho.
Prepare uma infusão com uma colher de sopa de flores de camomila e pouco mais de meia xícara de água. Deixe esfriar e complete a xícara com água gelada. Molhe duas compressas de gaze ou algodão e aplique sobre os olhos fechados, mantendo a cabeça recostada por cerca de 10 minutos. Logo você irá notar os resultados. Faça na hora de seu relaxamento com uma linda música de fundo.

Mãos:
Envolva as mãos com óleo de amêndoas. O óleo impede o ressecamento e forma uma camada protetora sobre a pele, que não deixa a água dos tecidos evaporar com tanta facilidade.
Creme para Joelhos, Cotovelos e Calcanhares Ressecados:
Ingredientes:
1 xícara de chá de leite em pó
Suco de 3 limões orgânicos
Modo de Preparar: Acrescente água suficiente para formar uma pasta. Aplique e deixe agir por 20 minutos, depois retire com uma esponja umedecida e água. Hidrate bem o local com um bom creme e não tome sol nestas regiões após este tratamento. Lembre-se limão e sol são inimigos mortais. Faça 1 vez por semana.


Máscara para os cabelos:
• Cabelos secos: misture 2 colheres de mel com 4 colheres de abacate amassado. Bata no liquidificador, aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe por pelo menos 20 minutos.
• Cabelos oleosos: misture 4 colheres de mel com 1 banana bem madura amassada. Bata no liquidificador, aplique nos cabelos limpos e úmidos e deixe por pelo menos 20 minutos. Se seu cabelo for normal, use esta mesma receita, acrescentando duas colheres de iogurte natural integral."

Dicas do Livro

6 comentários:

  1. Adorei as receitas já copiei e vou testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patricia. Vale a pena também um momento só nosso. Beijos

      Excluir
  2. Cris, essas dicas são maravilhosas, querida. Só me entristeço pelo pouco tempo que tenho e no momento não utilizar todas essas dicas no meu corpo....rssss, por falta de tempo, pois vivo às mil com tantos trabalhos! È uma riqueza de conhecimentos, e olha que estou precisando...rrsss.

    Obrigada pelo comentário carinhoso e por estar seguindo-me.

    Eu também estou te seguindo, e não sou só de somar, gosto de compartilhar conhecimentos. Adoro visitar blogs que acho interessantes, e o seu é um deles.Parabéns!
    Gostei do seu blog.
    Beijos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:43 PM

    Olá adorei as dicas bjs.

    ResponderExcluir
  4. muito bom cris. boas dicas. gostei. abraços lamarque

    ResponderExcluir