ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

4 de junho de 2014

ÁGUA POTÁVEL. ATÉ QUANDO?

SEM CHUVA, SABESP VÊ CANTAREIRA SECO EM OUTUBRO

                                                                           
O Sistema Cantareira, principal reservatório que abastece a região metropolitana, pode ficar totalmente seco em outubro, prevê a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O estudo se baseia, no entanto, no pior cenário para chuvas na região até o final do ano. A hipótese vale para uma situação em que as chuvas no manancial sejam iguais ou menores a 50% das mínimas históricas.
O estudo pessimista, de acordo com a empresa, foi feito por obrigatoriedade do comitê que acompanha a crise no Sistema Cantareira, gerido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) do estado. Segundo o comitê, para que haja água até o dia 30 de novembro, prazo de duração do chamado 'volume morto', seriam necessários mais 51 milhões de m³....


Em artigo publicado no último domingo, a presidente da Sabesp, Dilma Pena, reforçou as ações da empresa contra o desperdício na rede de distribuição de água e garantiu que a redução de perdas registradas pela companhia é suficiente para abastecer uma cidade no porte de Curitiba (PR), com 2 milhões de habitantes.

Fonte: brasil247

Muito bem, aí você pergunta: o que tenho a ver com isso? Respondo: tudo.

A água é um bem de todos e não é inesgotável. Para que chegue às nossas torneiras passa por um processo longo e caro, afinal vem de rios altamente poluídos. Tratamentos para dessalinizar a água do mar são mais caros ainda e no Brasil não se pensa no futuro, apesar de ser slogan de governo portanto, não há usinas de dessalinização, como em outros países (Israel por exemplo).

Vivemos ainda o risco de um apagão, já que a maior parte das usinas são hidrelétricas e as medidas do governo são: abafar o caso com Copa do Mundo (não se espantem se o Brasil ganhar), eleições e por fim, jogar todos os problemas para 2015 (inclusive o aumento da conta de energia para TODOS). O medo é tanto, que já interfere na Bolsa de Valores.

O que acontece em São Paulo é só a ponta de um iceberg perigoso no qual vamos bater a qualquer momento. É pessimismo ou a população (todos nós) vive alienada e não quer sair desse estado por ser bem mais confortável? Alienada? Não! Fervorosa, eu diria, até porque vai precisar rezar muito pra São Pedro mandar chuva diluviana a partir de outubro (voltando ao título da matéria).

Até quando vamos continuar nessa estagnação? Até quando vamos permitir que políticos manipulem as nossas vidas? Até quando?

Beijos





6 comentários:

  1. Então Cris, o povo vive nas nuvens, agora só pensa em copa e diversão, depois que passar isso e os aumentos vierem e virão, sem contar todo o resto que vai sobrar para nós pagarmos, aí sim, aí o povo vai reclamar, fazer beicinho e dizer que isso ou aquilo não é justo ... Já é praxe do brasileiro agir sem responsabilidade e depois reclamar feito criança querendo que outros resolvam os problemas deles.

    sou brasileira, morei e moro aqui a vida toda, mas não consigo entender o porque o povo vive no mundo da lua ... ainda bem que não é 100%, mas boa parte vive com a cabeça em outro planeta ... ou na ilha da fantasia!!!

    Ótimo post!

    Bjos
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão. É o país de Alice. Bjs

      Excluir
  2. Amiga, infelizmente a maioria das pessoas não têm consciência dos problemas do Brasil, ou até mesmo, sabem, mas não se importam!
    Bjs e uma bela noite!!

    ResponderExcluir
  3. Certíssima amiga, mas eu não consigo ver sem ficar indignada. Por isso desabafo. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cris, vc abordou um assunto muito sério. Infelizmente somos ainda muito acomodados e vamos empurrando com a barriga os problemas. Quando a coisa explode, nos desesperamos. Falta consciência tanto a governantes quanto à população. Ainda iremos ter muitos problemas no futuro devido as nossas atitudes. Muita paz!

    ResponderExcluir