ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

14 de junho de 2014

SUSTENTABILIDADE E A COPA DO SANEAMENTO

Os principais afetados são crianças. Entre as internações causadas 
por diarréia, 50% são de crianças até cinco anos.

CIDADES SEDE DA COPA GASTAM BILHÕES, MAS AINDA SOFRERÃO COM A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO


O Brasil vive diariamente o sentimento de sediar o maior evento de futebol. A Copa do Mundo, que se iniciou dia 12 de junho em São Paulo, pode nos deixar animados, mas não deixará legados relevantes. Melhoria na água tratada, na coleta e tratamento dos esgotos, por exemplo, mais uma vez foram esquecidos pelos gestores públicos e as doze capitais que receberão os jogos da Copa evoluíram timidamente nesses serviços essenciais para a população.

Em muitos casos, o contraste entre a beleza dos novos estádios, “Padrão Fifa”, será muito gritante, pois fora do estádio encontrará uma realidade bem distinta, com até mesmo esgotos percorrendo as principais ruas de alguns desses grandes municípios.

O “Ranking do Saneamento Básico” divulgado ano passado pelo Instituto Trata Brasil (dados do SNIS 2011) classificou as 100 maiores cidades do país de acordo com os serviços prestados à população. Ao fazer um recorte das 12 capitais que irão receber os jogos, a situação não é das melhores. Apenas Curitiba, capital do Paraná, está entre as dez melhores cidades. Todos os curitibanos já recebiam água tratada, 96% da população tinha esgoto coletado e 87% do esgoto era tratado. A capital do país, Brasília, figurava na 15ª posição, com Belo Horizonte e São Paulo na 18ª e 23ª posição.

Para o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, é triste ver que a chegada da Copa não trará nenhum avanço nesses serviços: “Saneamento básico deveria ser a primeira coisa a ser resolvida quando falamos nas melhorias necessárias para a Copa do Mundo. Cidades como Natal, Manaus, Cuiabá, Recife, por exemplo, ainda possuem grandes problemas nessa área e poderiam ter evoluído muito com os recursos da Copa, mas infelizmente, como todas as outras cidades sede, não aproveitaram esse momento.”

A cidade de Natal, considerada a mais crítica no “Ranking do Saneamento”, tinha em 2011 apenas 33% do esgoto tratado. Já o estado da Bahia, que tem Salvador como sede dos jogos, apresentou, em 2013, 45 mil internações por doenças infecciosas relacionadas ao contato com água contaminada. Nesse mesmo ano, Minas Gerais contabilizou R$ 16 milhões de gastos com horas não trabalhadas devido aos afastamentos de trabalhadores por diarreia ou vômito – doenças relacionadas à falta de saneamento. Em Mato Grosso, onde Cuiabá sediará três jogos da primeira fase, a valorização dos imóveis poderia atingir até 10% caso a universalização do saneamento básico.

A situação é crítica, segundo os dados do próprio Governo Federal: segundo dados de 2012, somente 48,3% da população possui coleta de esgoto 38,7% dos esgotos são tratados. “O Governo tem como meta universalizar os serviços de água e esgotos até 2033, portanto em 20 anos, mas o setor precisaria investir ao menos R$ 15 bilhões por ano e estamos muito longe disso. No ritmo atual só teremos saneamento para todos próximos a 2050.”, enfatizou Édison Carlos.




Porque isso nos afeta? Nos emocionamos com o Hino Nacional sendo cantado por milhares de pessoas com "patriotismo à flor da pele" em estádios luxuosos, mas somos indiferentes ao esgoto correndo a céu aberto ao redor dos mesmos estádios. Projetos lindos, modernos, mobilidade urbana e com problemas dos tempos da colonização

Que diabos de patriotismo é esse? Deveríamos ter vergonha em ler esse tipo de notícia no século XXI. O país se resume a isso, uma disputa internacional de futebol?

Essa matéria está aqui para lembrar que saneamento é problema das prefeituras, dos governos estaduais e governo federal.  Saneamento não é desse ou daquele partido, mesmo assim, após a Copa vai começar pra valer a disputa eleitoral. Pensem nisso. Homens continuem trabalhando e acompanhando todos os jogos (os estaduais também) e nós mulheres trabalhando, lógico, e entre um batom e outro, entre um vestido e um sapato novos, pensemos melhor, acompanhemos pelo menos um pouco os debates e escolhamos com consciência os nossos representantes.

Diversão é um direito, mas melhorar as condições básicas de vida inclusive para as próximas gerações, é dever de todos.

Beijos







2 comentários:

  1. Boa noite, Cris
    Obrigada pela sua visita
    beijinhos,,,,Araan

    ResponderExcluir
  2. Mas vale sempre a pena nos vermos não? Beijos e Felicidades pra você.

    ResponderExcluir