ARTE E SUSTENTABILIDADE PARA UMA VIDA MELHOR.

22 de agosto de 2012

10ª Blogagem Coletiva - Café entre Amigos

7 Novelas Inesquecíveis


Oi pessoal! Já estava com saudades de participar da nossa blogagem do Café entre Amigos. O tema dessa semana, é leve e para mim, muito divertido. Curti demais revendo fotos, ouvindo músicas e lembrando cenas e atores maravilhosos. Coloquei as novelas por ordem cronológica e selecionei as que realmente mais gostei até hoje.   

1976 - Novela de Dias Gomes que, apesar de ser criança me lembro de algumas cenas. Foi a primeira novela de Antonio Fagundes  (era o único personagem "normal") porque os outros eram todos digamos, extravagantes. João Gibão tinha asas, Aristóbulo Camargo era o provável lobisomem, Coronel Zico Rosado, soltava formigas pelas narinas, Dona Redonda, que explodiu... enfim, metáforas e simbologias usadas para enganar a censura da época, pois se vivia em plena ditadura militar e mesmo assim, muitas cenas foram cortadas.

1985 - Roque Santeiro - De Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Sátira à exploração política e comercial da fé popular, apresenta uma cidade fictícia Asa Branca,  como um microcosmo do Brasil.  Seus moradores vivem em função dos supostos milagres de Roque Santeiro. Quem não se lembra de Sinhozinho Malta e Viúva Porcina?

1990 - De Benedito Ruy Barbosa. Saga do fazendeiro José Leôncio e o Pantanal com suas lendas, ficou engavetada na Central Globo de Produções, à espera de uma decisão se seria produzida ou não, durante anos. Em 1990, a Manchete contrata seu escritor, Benedito Ruy Barbosa, que finalmente realiza seu sonho, obtendo estrondoso sucesso e superando a até então imbatível Rede Globo. Além disso, a Manchete contrata também uma grande leva de atores globais, como Cláudio Marzo, Cássia Kiss, entre outros e mistura com revelações da teledramaturgia brasileira, como Cristiana Oliveira e Marcos Winter. Além disso, contou com uma trilha sonora belíssima.   

                                                              
1993 - De Benedito Ruy Barbosa, já na Globo. A novela é dividida em duas fases. Na primeira, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia e finca seu facão ao pé de um jequitibá, fazendo uma promessa: não morrer. Corre a lenda de que ele morrerá quando o facão for engolido pela terra. - Com o passar dos anos, trabalhador e obstinado, José Inocêncio constrói um verdadeiro império do cacau, e se casa com a doce e ingênua Maria Santa (Patrícia França), por quem devota um amor incondicional. Ela lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.

1993 -  De Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares A vingança e a cobiça eram os temas de Fera Ferida, cuja trama se baseava no universo ficcional de Lima Barreto. Girava em torno de Raimundo Flamel, o alquimista, que volta anos mais tarde à cidade de Tubiacanga para se vingar da morte de seus pais. Cássia Kiss como Ilka Tibiriça foi impagável e uma das mais divertidas personagens que me lembro.

1994 - De Ivani Ribeiro. A Viagem tem como tema central a vida após a morte, inspirada na filosofia de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. O personagem que conduz as tramas é Alexandre (Guilherme Fontes), um delinquente que se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio e passa a infernizar a vida de todos os que julga responsáveis por seu trágico destino. Antonio Fagundes estava um "espetáculo", Christiane Torloni, Miguel Falabella, Maurício Mattar, Guilherme Fontes, foram alguns dos nomes de peso como atores da trama. Foi uma das novelas recordistas de audiência no horário das 19h. O seu sucesso fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas. Sua trilha sonora internacional vendeu mais de 600 mil cópias.

2005/06 - De Walcyr Carrasco. Alma Gêmea conta a história do amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a se encontrar quando ela reencarna em um novo corpo. Além do tema central, a trama tem tons de comédia neorrealista italiana na abordagem dos conflitos familiares, e também enfoca o resgate de valores, as relações afetivas e o misticismo.

Obteve a maior audiência do horário das 18h em toda a história da teledramaturgia da emissora. Em setembro de 2005, já era o segundo programa mais assistido do Brasil. Por conta disso, a trama ganhou mais 25 capítulos, e a novela teve mais um intervalo comercial, além dos três tradicionais. 
Alma Gêmea foi o segundo trabalho do diretor Jorge Fernando com o autor Walcyr Carrasco, após o sucesso de Chocolate com Pimenta (2003), também exibida às 18h e que está sendo reprisada à tarde.


Fontes:
Wikipédia
Memória Globo

Um beijo a todos!



















23 comentários:

  1. Oi Cris, escolhas perfeitas !Adorei a viagem e fera ferida, ótimas histórias .
    Abraço,
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, obrigada pelo elogio. Vou passar no seu cantinho para conferir a sua lista também. Beijos

      Excluir
  2. Anônimo11:29 AM

    Oi Cris! Parabéns pela participação. Essa BC virou mania aqui também. Adoro! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, Renata. Eu tava sentindo falta. Obrigada pelo carinho. Bjs

      Excluir
  3. Assisti a todas e todas são lindas
    algumas como eu tbém ficou na saudade
    Parabéns pela bela escolha
    Um abraço por estarmos mais uma vez
    juntas nessa Blogagem
    Abraços
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, realmente estava com saudades. Me diverti muito revendo cenas antigas. Obrigada pela força. Beijos

      Excluir
  4. Olá Cris,

    Excelentes escolhas, adorei essas novelas, só nao vi Saramandaia, que foi em 76, o ano do meu nascimento...

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, embora eu só tivesse 12 anos, me lembro de algumas cenas e fico feliz de ter lembranças doces de uma época ótima. Abraço

      Excluir
  5. Olá amiga Cris!

    Tudo bem?

    Gostei muito das tuas escolhas. A Viagem foi uma das novelas mais importantes para mim.

    Um beijinho grande,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/08/7-novelas-inesqueciveis-10-bc-cafe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, obrigada pelo carinho e para mim, se passasse de novo, tentaria rever. Beijos

      Excluir
  6. Seleção nota 10 adorei essas novelas, as de hoje jã não assisto mais.
    Só não vi a primeira que citou, e Alma Gêmea foi a ultima novela que acompanhei depois não vi mais, a globo tem um costume de fazer uns finais que me irritam kkk.

    ResponderExcluir
  7. Das citadas só não vi duas, as outras confesso que são excelentes.

    ResponderExcluir
  8. Esqueci de mencionar na minha lista Saramandaia me recordo muito bem dessa trama, novelas que marcaram por beleza, boa historia e bom gosto, excelente post.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris queria muito assistir Saramandai, minha mãe falava muito dela. Parabéns pela lista.

    ResponderExcluir
  10. Cris.... que lista menina!!!
    Das que colocou eu só não assisti Saramamdaia..
    Eita que saudade boa..
    Adorei relembrar com você..
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir
  11. Ops.. Saramandaia rsr
    Agora sim. srrs
    Beijokas Cris

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida
    Pantanal eu gosto do cenário... Linda mesmo!!!
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  13. Saramandaia era a novela preferida da minha mãe, ela contou quase toda historia pra mim, só vi algumas chamadas en nete e video show, quem sabe eles não fazem remake, otimo post.

    ResponderExcluir
  14. Tirando a primeira que não vi, Relação nota mil vi todas e adorei de vdd.

    ResponderExcluir
  15. Olá Cris, desta vez não participei da Coletiva, como disse, por falta de assunto, pois não adquiri o hábito de assistir a novelas. Ficou legal o seu post com as imagens e a forma que narrou cada uma.

    ResponderExcluir
  16. Olá bom dia!!!
    Nesse sábado vim desejar a vc um
    bom final de semana, elogiar seu post
    que é sempre o melhor, dizer que ter sua
    amizade é muito importante, pois amigos
    deixa sempre uma palavra que agrada nosso
    dia.
    Uma postagem de dar água na boca
    Abraços
    Rita!!!!

    Amanhã tem um belo almoço já estou convidando rsrssr

    ResponderExcluir
  17. alma gemea e a viagem, muito lindas essas novelas, eu amei...

    passa la no meu blog para ver meus poemas novos http://assombrado-mc.blogpot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Cris, gostei muito das novelas escolhidas, algumas deixaram muitas saudades, obrigado pela visita e por seguir o Blog, já estou aki com vc! Abraços

    ResponderExcluir